Rival da Hilux, Great Wall Poer mostra versão preparada na China

Picape média pode ser um dos primeiros modelos da marca no Brasil

O segmento de picapes vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e, com o exemplo da Ford F-150 Raptor (e, posteriormente, Ranger Raptor), oferecer uma picape esportiva parece um bom negócio. Não é à toa que a Great Wall, a maior fabricante de caminhonetes da China, também brinca com a idéia de uma opção dessas para a Poer, sua picape média que virá ao Brasil enfrentar a Toyota Hilux, mostrando algumas versões durante o Salão de Guangzhou.

No ano passado, cerca de 452 mil picapes foram vendidas na China, boa parte delas da Great Wall. A gigante automotiva local tem um portfólio bem sucedido de caminhonetes e toda a linha foi exibida durante o Salão de Guangzhou. Nossos amigos do Wheelsboy车轮哥 estavam no evento para filmar algumas Poer customizadas. A equipe teve a gentileza de compartilhar conosco uma galeria de fotos dos veículos exibidos em Guangzhou e você pode conferir abaixo.

A primeira versão mostrada é uma das mais interessantes. A Poer Black Buller é um conceito que foi criado em uma parceria com uma fabricante chinesa de peças e acessórios para carros off-road. As modificações comparadas com o modelo normal incluem snorkel, rodas maiores com pneus off-road, caixas de roda alargadas, gancho de reboque, novos para-choques e mais. A picape está 51 milímetros mais alta do que a Poer convencional.

Além da Black Buller, a Poer recebeu ainda o conceito Baja Mad Man, também focado no uso off-road. Algumas versões "tunadas" e rebaixadas fizeram aparição na China, uma delas inclusive sendo chamada de "versão superesportiva". Os dois mais interessantes são uma variante totalmente elétrica da Poer - que ainda não tem uma data de estreia - e a Poer Pro, uma versão levemente menor da picape média, mas sem que vire um modelo monobloco como Fiat Toro ou Ford Maverick.

Os especialistas da indústria acreditam que o mercado de picapes na China poderá crescer para 840.000 unidades até 2025 se o governo local continuar permitindo que as caminhonetes sejam usadas nas cidades. A Associação dos Fabricantes de Automóveis da China prevê que as picapes possam chegar a 1,67 milhões de vendas anuais até 2030.

A Great Wall trabalha para iniciar sua operação no Brasil, já adquirindo a fábrica em Iracemápolis (SP) que era da Mercedes-Benz e com a promessa de começar a trabalhar no final do ano. Um dos modelos mais cotados para chegar ao país é justamente a picape Poer, de olho no bom desempenho de modelos como Toyota Hilux e Chevrolet S10, mas também na Fiat Toro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com