Rival da Hilux, Great Wall Poer mostra versão preparada na China
Picape média pode ser um dos primeiros modelos da marca no Brasil
O segmento de picapes vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e, com o exemplo da Ford F-150 Raptor (e, posteriormente, Ranger Raptor), oferecer uma picape esportiva parece um bom negócio. Não é à toa que a Great Wall, a maior fabricante de caminhonetes da China, também brinca com a idéia de uma opção dessas para a Poer, sua picape média que virá ao Brasil enfrentar a Toyota Hilux, mostrando algumas versões durante o Salão de Guangzhou.
No ano passado, cerca de 452 mil picapes foram vendidas na China, boa parte delas da Great Wall. A gigante automotiva local tem um portfólio bem sucedido de caminhonetes e toda a linha foi exibida durante o Salão de Guangzhou. Nossos amigos do Wheelsboy车轮哥 estavam no evento para filmar algumas Poer customizadas. A equipe teve a gentileza de compartilhar conosco uma galeria de fotos dos veículos exibidos em Guangzhou e você pode conferir abaixo.
Galeria: Great Wall Poer - Salão de Guangzhou
A primeira versão mostrada é uma das mais interessantes. A Poer Black Buller é um conceito que foi criado em uma parceria com uma fabricante chinesa de peças e acessórios para carros off-road. As modificações comparadas com o modelo normal incluem snorkel, rodas maiores com pneus off-road, caixas de roda alargadas, gancho de reboque, novos para-choques e mais. A picape está 51 milímetros mais alta do que a Poer convencional.
Além da Black Buller, a Poer recebeu ainda o conceito Baja Mad Man, também focado no uso off-road. Algumas versões "tunadas" e rebaixadas fizeram aparição na China, uma delas inclusive sendo chamada de "versão superesportiva". Os dois mais interessantes são uma variante totalmente elétrica da Poer - que ainda não tem uma data de estreia - e a Poer Pro, uma versão levemente menor da picape média, mas sem que vire um modelo monobloco como Fiat Toro ou Ford Maverick.
Os especialistas da indústria acreditam que o mercado de picapes na China poderá crescer para 840.000 unidades até 2025 se o governo local continuar permitindo que as caminhonetes sejam usadas nas cidades. A Associação dos Fabricantes de Automóveis da China prevê que as picapes possam chegar a 1,67 milhões de vendas anuais até 2030.
A Great Wall trabalha para iniciar sua operação no Brasil, já adquirindo a fábrica em Iracemápolis (SP) que era da Mercedes-Benz e com a promessa de começar a trabalhar no final do ano. Um dos modelos mais cotados para chegar ao país é justamente a picape Poer, de olho no bom desempenho de modelos como Toyota Hilux e Chevrolet S10, mas também na Fiat Toro.
Fonte: Wheelsboy on YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Opinião: Onda elétrica da China quer dominar o mundo
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
GWM Brasil anuncia inauguração de 32 lojas em shoppings de 14 estados
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Aguardado no Brasil, Haval Jolion é lançado antes na Argentina