Audi E-Tron terá facelift, mas terá novo Q8 E-Tron como sucessor

SUV elétrico da marca alemã ganhará reestilização em 2022, mas será aposentado depois para a chegada do Q8 E-Tron

Audi E-Tron facelift - flagra Audi E-Tron facelift - flagra

Você com certeza viu aqui no Motor1.com nos últimos dias falarmos do Q5 E-Tron, SUV mais refinado baseado no Volkswagen ID.6. Agora eis uma novidade de um SUV elétrico da marca das quatro argolas: o E-Tron, primeiro SUV elétrico da Audi que foi visto rodando camuflado na Europa – adiantando assim sua primeira reestilização antes de ser substituído por um novo utilitário. Sim, é isso mesmo.

As informações de que o e-tron dará lugar a um novo SUV elétrico topo de linha veio de uma entrevista de Markus Duesman, CEO da Audi, ao site RTL Info - onde confirmou os planos de lançar o Q8 E-Tron daqui a 5 anos: em 2026. O executivo afirmou que o novo SUV será mesmo o substituto do E-tron, atualmente o maior elétrico produzido pela marca e que é feito com base em uma adaptação da plataforma MLB, essa compartilhada com modelos a combustão do grupo Volkswagen como o VW Touareg e Bentley Bentayga.

Uma das maiores vantagens é que o novo Q8 E-Tron será produzido com base em uma plataforma pensada desde o início para um veículo elétrico. Assim como o E-Tron, o Q8 E-tron vai ser produzido na Bélgica na fábrica da Audi em Forest, em Bruxelas. Mas enquanto 2026 não chega, o E-Tron seguirá em linha e vai ganhar um tapa no visual em 2022 para se manter atualizado ao longo dos próximos quatro anos (contando a partir do ano que vem, quando deverá ser lançado).

A camuflagem até que é leve e assim fica fácil perceber as principais mudanças que o E-Tron (confira o teste completo dele aqui) vai receber. No modelo flagrado pode-se notar que o SUV elétrico terá faróis mais finos e também uma grade redesenhada com elementos hexagonais em vez das linhas horizontais e verticais do atual E-Tron. De perfil o utilitário mostra que tem os retrovisores por câmeras no lugar dos espelhos tradicionais, enquanto a parte traseira revela gráficos de LED levemente atualizados para as lanternas.

As mudanças parecem que vão ir além do visual, já que relatos apontam que os engenheiros da Audi instalarão uma nova bateria no E-Tron, enquanto os motores elétricos terão atualizações para ficarem mais eficientes e assim terem uma maior autonomia, que hoje está em 436 km segundo a marca.

O E-Tron Sportback certamente receberá as mesmas atualizações e ambos devem ser revelados no próximo ano, antes de ser aposentado em 2026 para dar lugar ao Q8 E-Tron. Ainda é cedo para afirmar que o novo (e futuro) SUV terá a versão Sportback, mas considerando que a carroceria de “SUV-Cupê” está na moda, é de se imaginar que um Q8 E-Tron Sportback esteja nos planos da marca de Ingolstadt.

Em 2022 também deverá estrear o novo Q6 E-Tron, primeiro modelo da Audi feito com base na plataforma PPE desenvolvida em parceria com a Porsche, que lançará a próxima geração do Macan como um modelo exclusivamente 100% elétrico e talvez com um nome diferente. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com