Os famosos modelos da Dodge em suas versões Hellcat com motores V8 supercharged estão com os dias contados. Isso porque no início deste ano Tim Kuniskis, CEO da Dodge, tinha comentado sobre o fim dos modelos mais esportivos da marca, embora a data exata do fim desses modelos tenha ficado um pouco no escuro. Mas com uma entrevista recente com o CEO da fabricante, parece que 2023 será o último ano dos Hellcat.
As novas informações têm como base uma entrevista do chefão da Dodge ao site americano Motor Authority realizada durante o Salão de Los Angeles 2021, onde Kuniskis revelou o que acontecerá com a Dodge nos próximos dois anos. Em relação aos carros equipados com o emblema Hellcat, o CEO da Dodge confirmou a data final desses modelos: “Eu terei este carro, esta plataforma, este motor como o conhecemos até o final de 2023. Há mais dois anos para comprar um Hellcat, depois é história".
Com essa afirmação do CEO da Dodge, é de se imaginar que o final da linha para os modelos Hellcat está mais próximo do que pensamos, já que em breve a linha 2022 deve surgir para os modelos Charger, Challenger e Durango nos Estados Unidos. Nossos parceiros do Motor1.com da terra do tio Sam entraram em contato para pedir uma posição oficial da Dodge sobre o assunto, mas até o momento ainda não houve uma resposta. Independentemente disso, não dá para duvidarmos do fim dos esportivos Hellcat da Dodge se o próprio CEO da marca já adiantou isso.
Vale lembrar que em agosto o próprio Tim Kuniskis confirmou que um novo muscle car 100% elétrico seria lançado em 2024. Ou seja, quando alinhamos o que foi dito nesta entrevista sobre o “enterro” dos modelos Hellcat em 2023, tudo começa a fazer sentido, já que aparentemente o fim da linha dos motores V8 parece ser o começo de uma nova era para a Dodge, no caso, a era 100% elétrica.
No entanto, o CEO da marca também mencionava lá em agosto que os motores V8 Hellcat podiam conviver um tempo com a nova propulsão elétrica. Porém, isso acaba entrando em conflito com a entrevista dada ao site Motor Authority, no qual Kuniskis declara o fim dos modelos Charger e Challenger Hellcat em 2023. Em uma declaração recente, o chefão revelou ainda que um protótipo funcional do novo muscle car elétrico da Dodge vai aparecer em 2022. Resta saber se vai ser um modelo muito conceitual ou bem próximo de um modelo de produção, mas isso acaba já retomando a questão das duas tecnologias coexistirem.
Pode ser exagero, mas com a apresentação do muscle car EV marcada para o ano que vem e com as montadoras acelerando o desenvolvimento de veículos elétricos, não seria muito surpreendente se a Dodge antecipasse a aposentadoria dos Hellcat – o que seria uma pena para os entusiastas e apreciadores do ronco do V8 supercharged.
Ao menos nos Estados Unidos o motor V8 Hemi ainda sobrevive com estilo. Recentemente, a Dodge anunciou as novas versões Jailbreak do Challenger SRT e Charger Redeye, que contam com um amplo catálogo de cores (incluindo algumas inéditas), emblemas especiais e um leve aumento na potência no motor Hellcat V8 6.2 supercharged, que passou dos 808 cv originais para 818 cv. Como é tradição, a Dodge deve lançar mais algumas séries especiais até aposentar definitivamente seus icônicos muscle cars com o ronco como conhecemos.
Fonte: Motor Authority
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