Os planos da Royal Enfield são claros: dominar o mercado de motocicletas de média cilindrada. Ou seja, a marca quer ser a líder em todas as categorias entre 250 cm³ e 750 cm³. Para isso, a empresa apresentou produtos inéditos nos últimos anos, como a aventureira Himalayan, a dupla bicilíndrica Interceptor 650 e Continental GT 650 e, mais importante, a pequena estradeira Meteor 350.

Para a última, a missão ainda era mais difícil, pois deveria substituir na Índia e no resto do mundo as famosas - mas arcaicas - motos monocilíndricas de 500 cilindradas da empresa, como a Classic e a Bullet. Para isso, a Royal Enfield estreou não apenas um chassi completamente inédito como também um novo motor monocilíndrico mais eficiente.

Royal Enfield Classic 350 2021

E claro que a marca não iria fazer uma plataforma inédita para apenas um modelo. Enquanto a Meteor 350 foi lançada na Índia ainda no ano passado e desembarcou no Brasil em julho, a Royal Enfield apresentou por lá a nova Classic 350 no final de agosto de 2021. A moto usa o mesmo conjunto da estradeira, mas apostando em um visual mais clássico com rodas raiadas e postura mais ereta de condução.

Aparentemente, a Royal Enfield não deve parar por aí. E nem deve, pois, já em agosto, a Meteor 350 vendeu mais no Brasil do que todas as outras motos da marca somadas no período. Agora, a imprensa indiana já começou a obter informações a respeito dos próximos modelos 350 que a marca deve oferecer no futuro.

Por lá, fontes teriam informado que a Royal Enfield deve apresentar mais 4 modelos derivados da plataforma "J1" da Meteor 350. Todas deverão ser apresentadas ao longo dos próximos dois anos. Elas seriam a substituta da Bullet, uma estradeira mais ao estilo "Bobber" (com banco solo e traseira curta) e dois modelos que por enquanto são denominados J1C1 e J1C2.

A primeira deve ser a mais barata da família até o momento e será uma versão simplificada da J1C2, que acredita-se que dará origem a um modelo Scrambler que pode se chamar Hunter. Já o modelo Bobber deve ser o último a chegar, trazendo um ar mais premium e um preço maior em relação às demais.

Royal Enfield Classic 350 2021

Um dos trunfos da plataforma J1 da Royal Enfield, além da ciclística aprimorada, é o novo propulsor monocilíndrico de 349 cm³. Ele é alimentado por injeção eletrônica e traz comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente. Mantendo a tradição da marca, seu número de potência, 20,2 cv, é relativamente baixo, mas compensa com um torque de 2,7 kgfm e um ronco estampido bem característico.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com