Briga de gerações: Bugatti Veyron e Chiron em um duelo pela coroa
Hipercarros mostram a evolução com o passar dos anos, mas sem perder a majestada
O Bugatti Veyron colocou um novo patamar em hipercarros quando foi apresentado em 2006. Com cerca de 1.000 cv do seu W16 8.0 quadriturbo, se tornou o mais potente e rápido de todos os tempos. Mas isso já fazem 15 anos e a Bugatti já foi além na criação de hipercarros com muita potência. Apresentaram o Veyron em 2016 e este vídeo mostra uma arrancada entre eles.
A corrida acontece em uma pista de pouso com 1 milha, ou cerca de 1.600 metros, onde ambos podem chegar a velocidades de três digitos. O Veyron tem 1.001 cv, enquanto o Chiron já chega aos 1.500 cv. A diferença mostra o quanto um carro pode mudar em uma década e isso é muito claro quando colocados para correr.
Ambos arrancam como foguetes, mas o Chiron é mais rápido, já se afastando do Veyron cada vez mais rápido. Antes dos pilotos começarem a frear, o Veyron chegou a 305 km/h. O Chiron foi aos 321 km/h, onde ele já tinha se afastado bastante do Veyron na linha de chegada. O Chiron abriu uma boa vantagem, deixando apenas poeira ao Veyron.
O Veyron foi um grande destaque em engenharia da sua época, mas o Chiron já o ultrapassou. E os carros elétricos deverão fazer o mesmo com o Chiron e a Bugatti já está trabalhando para fazer isso acontecer. A marca se juntou a Porsche e a Rimac por uma nova empresa chamada Bugatti-Rimac, que estão desenvolvendo carros, incluindo elétricos e híbridos, que ainda serão apresentados. Até lá, o Chiron é o carro mais potente que teremos em suas variações. É um potente hipercarro, mas estamos curiosos para ver o que acontecerá em breve.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Fonte: TheStradman / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Faróis do Bugatti Chiron custam o mesmo que um Porsche 911
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Bugatti jura que Chiron L'Ultime é realmente a despedida do esportivo
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Bugatti: sucessor do Chiron trocará motor W16 por novo V16 híbrido
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Este é o último Bugatti Chiron 1500 mesmo, promete montadora