A Ducati deu início à sua série de lançamentos para a linha 2022 com a Multistrada V2. A marca chamou a moto de “Sua Maravilha de Todos os Dias”, afirmando que ela é uma ferramenta versátil para conduzi-lo facilmente pela maioria das estradas de sua vida cotidiana. O modelo deve substituir a atual Multistrada 950.

A nova Multistrada V2 usa um bicilíndrico em L (V a 90º) com comando de válvulas desmodrômico e 937 cm³ de capacidade. A Ducati afirma ter reduzido o peso do motor em 2 kg. O propulsor entrega 113 cv de potência a 9.000 rpm, bem como 10 kgfm de torque a 6.750 rpm. Os intervalos de manutenção são, com recomendações para uma troca de óleo a cada 15.000 km e verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km.

A Ducati também afirmou que fez atualizações na caixa de câmbio, para garantir maior fluidez e precisão nas trocas de marchas, facilitando ainda o engate do neutro. Já para a embreagem, a peça passa a ter acionamento hidráulico e conta com 8 discos, também para tornar seu uso mais fácil.

A Multistrada V2 apresenta uma suspensão totalmente ajustável, tanto na dianteira quando na traseira. O sistema semi-ativo Skyhook Evo, porém, aparece na versão mais completa V2S. Tanto o garfo dianteiro invertido quanto o monoshock traseiro têm 170 mm de curso. Os freios são da Brembo com pinças radiais e discos de 320 mm na dianteira, enquanto a traseira tem pinça flutuante e um disco de 265 mm. O ABS já é atuante em curvas, graças à central inercial de 6 eixos da Bosch.

Galeria: Nova Ducati Multistrada V2 2022

Falando em equipamentos, as novas Multistrada V2 e V2S 2022 possuem quatro modos de pilotagem (Sport, Touring, Urban e Enduro), controle de tração com 8 níveis de ajuste e ABS com três. O assistente de partida em rampa também é de fábrica, assim como os piscas com cancelamento automático. A Multistrada V2 conta com uma tela LCD, enquanto o V2S possui um display TFT colorido de 5 polegadas no para o painel de instrumentos.

Tanto a Ducati Multistrada V2 ​​quanto o V2S têm lanternas traseiras de LED, mas apenas o V2S também recebe faróis de LED com função de iluminação em curvas. A configuração mais completa da grande aventureira italiana também tem como diferenciais o quickshifter bidirecional, controle de cruzeiro e iluminação para os botões dos punhos de série.

A altura do assento em relação ao solo na Multistrada V2 2022 é de 830 mm, embora opções de assentos mais altos ou baixos também estejam disponíveis. O peso bruto é 222 kg para a V2 ​e de 225 kg para a V2S. Na comparação com a antiga Multistrada 950 que substituirá, a moto ficou no total 5 kg mais leve. 

A Ducati Multistrada V2 2022 vem na cor Ducati Red e com rodas de liga leve pretas, tendo um preço sugerido equivalente a R$ 82.007. Enquanto isso, a V2S pode também ser pintada de vermelho ou Street Grey com uma estrutura preta e rodas de liga leve vermelhas. Nesse caso, é cobrado o equivalente a R$ 95.947. Na Europa, a moto deve começar a chegar às lojas em novembro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com