O desenvolvimento do primeiro SUV da história da Ferrari segue a todo vapor. Chamado de Ferrari Purosangue, o inédito utilitário da marca do cavalo rampante foi flagrado rodando em testes pelas ruas, algo que vem sendo até difícil de acontecer desde que foi anunciado em 2018. É verdade que o modelo ainda aparece usando a carroceria de um Maserati Levante como mula, mas já podemos vislumbrar alguns detalhes.
A primeira vez que a Purosangue foi flagrada ela ainda usava a carroceria da GTC4Lusso como mula de testes, o que nos leva a crer que estaria testando seu motor V12 naturalmente aspirado de 6,3 litros com quase 700 cv. Mas os poucos flagras mais recentes do SUV já surgiram com ele usando o Maserati Levante como base, que também é um utilitário, mas ainda assim devendo já trazer os ajustes mecânicos definitivos previstos para o modelo de produção.
O último flagra foi feito pelo canal do Youtube Varryx, que filmou a Ferrari Purosangue breves instantes. Em comparação ao último flagra, a maior mudança visível são as quatro saídas de escape na traseira que, ao contrário do último modelo visto, traz as ponteiras em tamanho convencional e com desenho mais próximo do modelo final. Nas últimas fotos, o SUV tinha escapamentos longos que ultrapassavam o comprimento do para-choque.
Embora use o Maserati Levante como base, a versão final do Purosangue terá desenho bem diferente do utilitário da marca do tridente e uma plataforma inédita. Os para-lamas alargados deduram que ele terá bitolas mais largas, enquanto a altura da carroceria será mais baixa – tudo para não chocar muito quem ainda não imaginava que a Ferrari poderia ter um SUV em sua linha. As linhas da dianteira são mais arredondas e dão indícios que vai se inspirar na elegante Ferrari Roma.
A Purosangue terá o motor instalado atrás do eixo dianteiro, enquanto o câmbio de dupla embreagem ficará lá traseira, tudo para privilegiar a dinâmica com uma boa distribuição de peso. É previsto também que o utilitário italiano tenha motorização híbrida, sendo o mais provável o uso de um motor V12 com auxílio elétrico (provavelmente derivado da GTC4Lusso), embora não esteja descartado também os propulsores V6 da 296 GTB e V8 da SF90 Stradale.
Com isso, quando chegar ao mercado a inédita Ferrari Purosangue terá como principais concorrentes no mercado de SUVs esportivos o Lamborghini Urus e o Aston Martin DBX, bem como o Bentley Bentayga. Como ainda aparece usando o Levante como mula de teste, o SUV da Ferrari certamente não será revelado este ano. O mais previsto é que ele estreia em 2022 já como modelo 2023.
Fonte: Canal Youtube Varryx
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ferrari F80 estreia sistema para manter híbridos atualizados "para sempre"