À venda no mercado europeu desde 2017, a atual geração do Ford Fiesta chega à linha 2022 com importantes atualizações de meia-vida. O facelift chega em momento providencial para o modelo, tendo em vista o acirramento da concorrência e a renovação dos principais rivais, como VW Polo e Skoda Fabia. A lista de novidades inclui dianteira com elementos remodelados, novos equipamentos de série e torque extra para a versão esportiva ST.
Por fora, os faróis foram redesenhados e agora incorporam luzes de LED com item padrão em todas as versões. Nos acabamentos mais caros, destaque para a tecnologia LED Matrix com sistema anti-ofuscamento. O formato da grade foi atualizado e, como já acontecia antes, tem malha interna que varia de acordo com cada versão. Mudam também os para-choques e o revestimento das lanternas, agora escurecido.
Completam o pacote rodas redesenhadas para cada acabamento, bem como spoilers e outros pequenos ajustes cosméticos pensados criar distinção visual entre as versões. Falando em versões, o portfólio contempla as variantes Trend, Titanium, Active (aventureira), ST Line e ST. Os pacotes Vignale, que agregam maior requinte e conforto, são oferecidos como opcionais. A carroceria de duas portas, para alegria dos puristas, continua em oferta.
Por dentro, o Fiesta 2022 tem quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas e câmera instalada no pára-brisa que funciona em conjunto com o sistema de navegação, bem como dispositivos de alerta e assistência à condução. A versão ST, em particular, ganha bancos esportivos com formato mais adequado para a proposta, incluindo suporte lateral extra e encostos de cabeça integrados.
Ainda falando do modelo ST, destaque para a nova cor Mean Green e para os aprimoramentos realizados em termos de performance. Nesse sentido, o motor 1.5 EcoBoost de 200 cv entrega agora 32,6 kgfm de torque - ganho de 10% na comparação com a configuração anterior. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e 230 km/h de velocidade máxima.
Também é exclusivo do ST o modo Track, que desliga os controles de tração e estabilidade para oferecer dose extra de diversão e performance em trechos específicos. As rodas padrão são de 17 polegadas, mas podem ser trocadas opcionalmente por um conjunto aro 18" com pintura escurecida.
Sob o capô, as versões não esportivas têm motor 1.0 EcoBoost com 100, 125 ou 155 cv de potência. As duas opções mais potentes contam com sistema híbrido-leve de 48 volts. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 velocidades. As vendas nos principais mercados da Europa serão iniciadas em 2022.
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