Diversas cidades francesas estão limitando a velocidade máxima no centro, passando de 50 km/h para apenas 30 km/h. Então não é exatamente uma surpresa que a prefeitura de Paris anuncia que adotará o mesmo limite de velocidade de 30km/h para quase toda a cidade a partir desta semana.

Esta mudança não é tão drástica assim para os moradores da capital da França, pois até então, 60% das ruas de Paris já haviam reduzido o limite de 50 km/h para 30 km/h. A medida parece mais um anúncio para a imprensa, especialmente quando lembramos que era uma das promessas de campanha da atual prefeita, Anne Hidalgo, reeleita em 2019.

A alteração para 30 km/h é motivada principalmente pela segurança no trânsito, especialmente na coexistência entre carros, motocicletas, ciclistas e pedestres. Há também o desejo em reduzir a emissão de poluentes e o barulho causado pelos motores.

Paris à 30 km/h
Em azul e vermelho, as ruas que ainda tem um limite de 50 km/h

Obviamente, há algumas exceções ao redor de Paris, com algumas vias mantendo o limite de 50 km/h. São algumas ruas que já tinham um movimento maior e que não tem muito acesso de pedestres e ciclistas. Outro caso é do anel viário ao redor da cidade, que manteve o limite de 70 km/h no momento, embora exista uma proposta de reduzir a velocidade para os mesmos 50 km/h das outras vias rápidas da capital.

Esta decisão é mais uma que afetará muito as ruas de Paris. A prefeitura anunciou em 2017 que proibirá a circulação de qualquer carro com motores a combustão a partir de 2030, seja abastecido a diesel ou gasolina, mesmo que tenha um sistema híbrido (convencional ou plug-in). Depois dessa data, apenas veículos elétricos poderão andar no centro da capital francesa.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com