Com tarifações ainda mais confusas que as brasileiras, o mercado de motos na Índia é um campo fértil para vermos coisas que não fariam sentido no Brasil. Um desses casos é o segmento de esportivas de baixa cilindrada, que fazem sucesso por lá e também na Europa com pilotos iniciantes cuja a habilitação restringe a cilindrada ou a potência da moto.

E vem da Índia mais uma novidade entre as pequenas esportivas carenadas. Por lá, a Yamaha R15 já foi flagrada em testes e "vazada" por um documento de homologação junto ao governo indiano. Será a quarta interação da moto naquele mercado e deve receber o sufixo "4.0", uma vez que a moto atual é chamada de R15 3.0.

Outro fator interessante do documento oficial é que a marca obteve certificado de homologação para duas variantes da moto, uma normal e a outra batizada de R15M. Na principal esportiva da marca, a R1, a variante M é a mais preparada para as pistas, mas, no caso da R15, a imprensa indiana acredita que trará apenas alterações cosméticas.

Galeria: Yamaha R15 - Flagra na Índia

As alterações mais evidentes da nova Yamaha R15 já podem ser percebidas no visual. Na traseira, a rabeta aparenta trazer novos dutos de ar. Os assentos, pedaleiras e saída de escape também parecem terem sido renovados. A dianteira recebeu um novo parabisa e a carenagem é inédita.

O bloco de farol traz lâmpada de LED e DRLs nas laterais, sendo aguardada ainda a introdução de conectividade via Bluetooth. Na ciclística, a principal alteração da nova Yamaha R15 deve ficar por conta da suspensão dianteira com garfo telescópico invertido. Já a mecânica deve permanecer a mesma. Ela é composta atualmente por um monocilíndrico arrefecido a água de 155 cm³ com 4 válvulas.

Hoje, ele entrega 18,6 cv de potência, mas a moto nova deve perder 0,3 cv por conta das novas regras de emissões de poluentes na Índia. Os preços ainda são um mistério, mas a Yamaha R15 vendida atualmente parte de 156.000 rúpias, algo próximo de R$ 11.072, devendo receber um leve reajuste.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com