A última semana teve como destaque as notícias no mercado internacional. Uma das mais importantes foi o anúncio de uma proposta da Comissão Europeia para que apenas carros elétricos e a hidrogênio sejam comercializados na Europa a partir de 2035, o que basicamente dita o início do fim dos motores a combustão.
Enquanto isso, o grupo Stellantis aprensentou a nova geração do Astra para o Velho Continente; e lançou o Jeep Compass reestilizado nos Estados Unidos, usando o mesmo design visto no Brasil. Com porte de Fiat Toro, a Hyundai Santa Cruz teve os seus preços revelados para os EUA, mostrando que a marca tentará posicioná-la como uma opção premium em comparação à Ford Maverick.
Também vimos novidades no Brasil. A Volkswagen iniciou as vendas do e-Delivery, um caminhão totalmente elétrico produzido em Resende (RJ) e que foi desenvolvido no país. E o governo federal enfim sancionou o teto de R$ 140 mil para obter a isenção no IPI para pessoas com deficiência adquirirem seus carros.
Após meses sem que nenhuma pessoa com deficiência pudesse adquirir um carro com isenção do IPI, pelo teto de R$ 70 mil ser incompatível com todos os modelos automáticos no mercado, o governo federal finalmente anunciou o novo limite de R$ 140 mil. A lei foi assinada nesta semana e este valor terá validade até 31 de dezembro de 2021. No entanto, o limite de R$ 70 mil para isenção do ICMS, um imposto estadual, segue valendo.
Lançado recentemente no Brasil, o Jeep Compass renovado chega a um mercado, desta vez iniciando sua carreira nos Estados Unidos. Apresentado no Salão de Chicago, o modelo acompanha o facelift global e incorpora importantes atualizações estéticas e tecnológicas. Além disso, ganha interior completamente reformulado e adota novos equipamentos de segurança de série desde as versões de entrada.
Agora como parte do grupo Stellantis, o novo Opel Astra abandona de vez suas raízes da GM para virar um carro muito mais próximo do Peugeot 308. Utiliza a mesma plataforma e motores, contando até mesmo com uma versão híbrida. Porém, deve seguir como um modelo oferecido somente para o mercado europeu.
Projeto da divisão brasileira da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Delivery enfim inicia as vendas após anos de desenvolvimento. O caminhão elétrico é produzido na fábrica da montadora em Resende (RJ) em duas versões: 11 e 14 toneladas, com diferentes opções de entre-eixos e baterias que serão detalhados mais adiante. Custa entre R$ 780 mil e R$ R4 980 mil e entrega uma autonomia de até 250 km.
O fim dos motores a combustão se aproxima cada vez mais e a Europa terá um papel importante. A Comissão Europeia anunciou um plano para impedir a venda de carros novos com motores que emitam CO2 a partir de 2035, eliminando os carros a gasolina, diesel e até gás natural, mesmo os híbridos. Pela proposta, apenas veículos elétricos ou com células de combustível a hidrogênio poderão ser comercializados.
Uma das primeiras picapes abaixo das médias a chegar aos Estados Unidos, a Hyundai Santa Cruz teve seus preços divulgados, custando entre US$ 23.990 (R$ 123.601) e US$ 40.095 (R$ 207.355), o que faz com que custe mais do que a rival Ford Maverick. Terá os motores 2.5 aspirado de quatro cilindros, entregando cerca de 190 cv e 24,9 kgfm de torque; e o 2.5 turbo de 275 cv e 42,9 kgfm.
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