Depois de fechar fábricas no Brasil, deixando de produzir veículos e motores, a Ford pode encerrar suas operações de manufatura em outro importante mercado de economia emergente: a Índia. De acordo com a imprensa local, a gigante norte-americana discute internamente a possibilidade de encerrar todas as suas atividades fabris no país, dada a ociosidade de suas fábricas e as baixas vendas verificadas no mercado local.
O plano inclui negociações com empresas locais e estrangeiras para produção sob licença ou até mesmo venda de todas as instalações mantidas no país. Atualmente, a marca produz os modelos EcoSport e Figo (batismo local do Ka) em fábricas que operam em Chennai e Sanand, Gujarat. No primeiro caso, a capacidade instalada é de 200 mil unidades por ano; no segundo, aproximadamente 350 mil. Em contraste, vendeu apenas 2.800 veículos em junho.
Especialistas explicam que a situação da marca no mercado indiano se complicou desde que a parceria com a marca local Mahindra foi desfeita. Em joint-venture, as empresas planejavam produzir conjuntamente uma série de SUVs e, dessa forma, acompanhar o ritmo de crescimento da categoria. Entre os principais projetos, destaque para um inédito SUV médio rival do Jeep Compass e outro compacto pensado para suceder o EcoSport.
Corria por fora ainda um SUV de entrada, com menos de 4 metros de comprimento, capaz de rivalizar com Hyundai Venue, Renault Kiger e Nissan Magnite. Com o fim da parceria, porém, todos os projetos subiram no telhado. Rumores recentes até sugeriram alternativas, como o SUV médio construído sobre a plataforma do Territory no lugar da arquitetura que seria fornecida pela Mahindra, além de o EcoSport ser atualizado com mais uma reestilização. Agora, no entanto, até isso é incerto.
Procurada, a Ford preferiu não comentar. "Não gostaríamos de comentar sobre especulações. Continuamos avaliando nossas alocações de capital na Índia e esperamos ter uma resposta no segundo semestre deste ano", disse um porta-voz.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: The Times of India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv