Fora de linha no Brasil, Ford Ka começa a perder espaço também no exterior
Na Índia, enxugamento de versões deixou a gama reduzida às opções mais caras
Depois de sair de linha no Brasil, o Ford Ka parece começar a enfrentar dificuldades também em mercados estrangeiros. Prova disso vem da Índia, onde a marca acaba de reduzir consideravelmente a gama de versões do modelo. A mudança foi promovida de maneira silenciosa e afetou todas as três carrocerias disponíveis por lá: hatchback, sedã e aventureiro.
O corte atingiu justamente os acabamentos mais acessíveis e deixou em oferta apenas as opções mais caras. Talvez seja uma tentativa da marca de elevar a margem de lucro, já que as versões mais baratas geram sempre menos retorno. De todo modo, é preocupante ver o Ka perder espaço em um mercado tão importante como o indiano - e onde o modelo foi em grande parte desenvolvido.
Galeria: Ford Figo - Índia
No caso da variante hatchback, por lá chamada de Figo, a gama agora conta apenas com três acabamentos: Ambiente, Titanium e Titanium Blu (todos disponíveis com motor a gasolina). Se a escolha do cliente for pelo propulsor turbodiesel, o catálogo está ainda mais restrito: apenas Titanium e Titanium Blu.
Já no modelo Aspire (versão local do Ka Sedan, porém com traseira encurtada), o catálogo passa a incluir somente as configurações Titanium e Titanium+ (tanto gasolina quanto turbodiesel). Por fim, o aventureiro Freestyle conta agora com apenas três versões - Titanium, Titanium+ e Flair - e também está disponível com as duas opções de motorização.
Falando nelas, não há mudanças. Seguem em oferta os propulsores 1.2 a gasolina de 95 cv e 12,1 kgfm de torque, e 1.5 turbodiesel de 100 cv e 21,9 kgfm de força. O câmbio é sempre manual de 5 marchas, já que a transmissão automática de 6 velocidades também deixou de ser oferecida.
Fonte: Indian Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descontinuado e visado: Ford Ka lidera ranking dos mais roubados
Fusão da Nissan com a Honda não incluirá a Mitsubishi, diz jornal
Lista: Os carros com séries especiais que ninguém lembra
Veja quais foram os 20 carros mais vendidos da Espanha em 2024
Os facelifts de carros que não duraram muito tempo no mercado
Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid têm aumento de preço de R$ 4.000
Carros usados mais vendidos em março: Ford Ka ainda mostra força