O Série 3 continua soberano entre os sedãs médios premium. Embora com retração de pouco mais de 10% em relação a 2020, o campeão de vendas da BMW fechou o mês de junho acima dos 500 emplacamentos (527) pelo 4º mês consecutivo e com uma participação de mercado superior a 77%. O resultado foi quase 11 vezes superior ao registrado pelos rivais mais próximos.
Empatados com 49 unidades, dois modelos da Audi, A4 e A5, com o 1º deles em alta de quase 200%. Este foi o 3º mês seguido com o A4 como vice-líder, algo pouco comum nos últimos anos. Em mau momento comercial, o Mercedes Classe A Sedan foi o 4º, com apenas 18 unidades.
Quinto e em compasso de espera pela chegada da nova geração, o Mercedes Classe C (15) teve seu desempenho mais fraco em décadas e por muito pouco não foi superado pelo BMW Série 2 Gran Coupé (14). Atrás do Mercedes CLA (9) e do Volvo S60 (2) e em pré-venda da nova geração, o Audi A3 Sedan (1) foi novamente o lanterna.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
527 |
575 |
588 |
77,05% |
78,66% |
-8,35% |
-10,37% |
2º |
AUDI A4 |
49 |
59 |
17 |
7,16% |
8,07% |
-16,95% |
188,24% |
3º |
AUDI A5 |
49 |
20 |
52 |
7,16% |
2,74% |
145,00% |
-5,77% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
18 |
23 |
97 |
2,63% |
3,15% |
-21,74% |
-81,44% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
15 |
27 |
224 |
2,19% |
3,69% |
-44,44% |
-93,30% |
6º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
14 |
10 |
3 |
2,05% |
1,37% |
40,00% |
366,67% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLA |
9 |
12 |
22 |
1,32% |
1,64% |
-25,00% |
-59,09% |
8º |
VOLVO S60 |
2 |
4 |
38 |
0,29% |
0,55% |
-50,00% |
-94,74% |
9º |
AUDI A3 SEDAN |
1 |
1 |
137 |
0,15% |
0,14% |
0,00% |
-99,27% |
|
|
684 |
731 |
1178 |
100,00% |
100,00% |
-6,43% |
-41,94% |
Na faixa superior, a Porsche retomou a liderança perdida em maio e que já durava 5 meses até então. O Taycan (28) assegurou 10 unidades de vantagem sobre o BMW Série 7 (18), nº 1 no último ranking e que repetiu o seu melhor desempenho comercial registrado há algumas semanas graças à versão híbrida 745Le.
O pódio foi completado por um Audi A6 (12) em seu melhor mês desde outubro de 2019 (12). A 4ª posição foi dividida entre o BMW Série 5 (10) e o Mercedes Classe E (10), que acaba de chegar às concessionárias em sua versão reestilizada. Vice-líder no último ranking, o Porsche Panamera (8) caiu para o 6º lugar. Já o Volvo S90 (5), Audi A7 (3) e Lexus ES (3) dividiram a lanterna.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
PORSCHE TAYCAN |
28 |
17 |
0 |
28,87% |
20,00% |
64,71% |
- |
2º |
BMW SÉRIE 7 |
18 |
18 |
10 |
18,56% |
21,18% |
0,00% |
80,00% |
3º |
AUDI A6 |
12 |
10 |
7 |
12,37% |
11,76% |
20,00% |
71,43% |
4º |
BMW SÉRIE 5 |
10 |
11 |
11 |
10,31% |
12,94% |
-9,09% |
-9,09% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
10 |
7 |
7 |
10,31% |
8,24% |
42,86% |
42,86% |
6º |
PORSCHE PANAMERA |
8 |
17 |
11 |
8,25% |
20,00% |
-52,94% |
-27,27% |
7º |
VOLVO S90 |
5 |
3 |
6 |
5,15% |
3,53% |
66,67% |
-16,67% |
8º |
AUDI A7 |
3 |
0 |
3 |
3,09% |
0,00% |
- |
0,00% |
9º |
LEXUS ES |
3 |
2 |
6 |
3,09% |
2,35% |
50,00% |
-50,00% |
|
|
97 |
85 |
61 |
100,00% |
100,00% |
14,12% |
59,02% |
Quase 60% de todos os sedãs premium emplacados no país entre janeiro e junho foram versões do BMW Série 3 (2.985). Se considerarmos apenas o segmento médio, o representante da marca de Munique, em alta superior a 55% frente ao 1º semestre do ano passado, superou os 65% de participação de mercado.
Mesmo com o fim de estoques da geração atual, o Mercedes Classe C (543) ainda permaneceu como vice-líder. Sétimo no ano passado, o Audi A4 (326), com o impulso da versão reestilizada, garantiu presença no pódio com pouco mais de 100 unidades de vantagem sobre o Audi A5 (223). Do 5º ao 7º, todos perderam pelo menos 40% de suas vendas – o Audi A3 Sedan (128), cuja nova geração começa a ser vendida em setembro, foi a mais prejudicada (-81,2%).
Sedãs Médios Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2985 |
65,15% |
1923 |
41,14% |
55,23% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
543 |
11,85% |
1092 |
23,36% |
-50,27% |
3º |
AUDI A4 |
326 |
7,11% |
88 |
1,88% |
270,45% |
4º |
AUDI A5 |
223 |
4,87% |
175 |
3,74% |
27,43% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
162 |
3,54% |
466 |
9,97% |
-65,24% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
128 |
2,79% |
680 |
14,55% |
-81,18% |
7º |
VOLVO S60 |
105 |
2,29% |
181 |
3,87% |
-41,99% |
8º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
67 |
1,46% |
4 |
0,09% |
1575,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLA |
43 |
0,94% |
65 |
1,39% |
-33,85% |
|
|
4582 |
100,00% |
4674 |
100,00% |
-1,97% |
Entre os modelos mais sofisticados, o Porsche Taycan (215) não deu chances aos adversários e emplacou mais do que o dobro de um surpreendente BMW Série 7 (90) que jamais havia vendido tanto no país em um semestre. Separados por apenas 3 unidades, Porsche Panamera (59) e Mercedes Classe E (56) vieram em seguida.
Preferido há um ano, o BMW Série 5 (46) desta vez foi o 5º e já sem tanta folga em relação ao Audi A6 (36). Único sueco na lista, o Volvo S90 foi o nº 1 para 21 consumidores. Top de linha da Mercedes-Benz, o Classe S (1) foi o lanterna – a nova geração, já à venda no exterior, ainda não chegou por aqui.
Sedãs Grandes Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
PORSCHE TAYCAN |
215 |
39,31% |
2 |
0,78% |
10650,00% |
2º |
BMW SÉRIE 7 |
90 |
16,45% |
30 |
11,63% |
200,00% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
59 |
10,79% |
40 |
15,50% |
47,50% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
56 |
10,24% |
31 |
12,02% |
80,65% |
5º |
BMW SÉRIE 5 |
46 |
8,41% |
54 |
20,93% |
-14,81% |
6º |
AUDI A6 |
36 |
6,58% |
26 |
10,08% |
38,46% |
7º |
VOLVO S90 |
21 |
3,84% |
31 |
12,02% |
-32,26% |
8º |
LEXUS ES |
14 |
2,56% |
30 |
11,63% |
-53,33% |
9º |
AUDI A7 |
7 |
1,28% |
10 |
3,88% |
-30,00% |
10º |
MASERATI GHIBLI |
2 |
0,37% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
1 |
0,18% |
4 |
1,55% |
-75,00% |
|
|
547 |
100,00% |
258 |
100,00% |
112,02% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Audi A4 será rebatizado para A5 na próxima geração; saiba o porquê
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio