Com avanço inferior a 10% na comparação com o mesmo período de 2020, o segmento de sedãs médios emplacou 6.387 unidades em junho. Deste total, mais de 55% foram do Toyota Corolla (3.544), que cresceu mais de 60% nos últimos doze meses, embora tenha sido o único entre os 3 primeiros a perder fôlego nas últimas semanas (-6,5%).
Já o arquirrival Honda Civic (1.939), com seu melhor desempenho em 2021, encurtou um pouco a sua desvantagem em relação ao Toyota, que não foi o modelo mais vendido da marca japonesa pela 1ª vez – a honra coube ao novato Corolla Cross (4.710). Com 371 unidades, o Chevrolet Cruze voltou a um pódio em que não estava presente desde novembro.
Terceiro em maio, o VW Jetta (237) – que agora só conta no portfólio com a versão GLi – caiu para quinto, superado pelo Caoa Chery Arrizo 6 (242) pela 1ª vez. Kia Cerato (30) e Citroën C4 Lounge (24), que foi descontinuado pela marca francesa, completaram o ranking.
RANKING DOS SEDÃS MÉDIOS MAIS VENDIDOS EM JUNHO DE 2021 |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/21 |
MAI/21 |
JUN/20 |
% JUN 21 |
% MAI 21 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
3544 |
3789 |
2183 |
55,49% |
59,95% |
-6,47% |
62,35% |
2º |
HONDA CIVIC |
1939 |
1529 |
1418 |
30,36% |
24,19% |
26,81% |
36,74% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
371 |
341 |
1062 |
5,81% |
5,40% |
8,80% |
-65,07% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
242 |
248 |
2 |
3,79% |
3,92% |
-2,42% |
12000,00% |
5º |
VW JETTA |
237 |
360 |
1102 |
3,71% |
5,70% |
-34,17% |
-78,49% |
6º |
KIA CERATO |
30 |
46 |
64 |
0,47% |
0,73% |
-34,78% |
-53,13% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
24 |
7 |
6 |
0,38% |
0,11% |
242,86% |
300,00% |
|
|
6387 |
6320 |
5837 |
100,00% |
100,00% |
1,06% |
9,42% |
Os sedãs médios, com 34.709 unidades emplacadas entre janeiro e junho, cresceram apenas 1,2% frente a 2020, contra quase 32% do mercado como um todo. Este total representou menos de 3,5% dos 1.006.685 veículos registrados. Muito pouco para um segmento pujante há alguns anos.
E a situação só não está pior graças a Corolla e Civic, que juntos responderam por mais de 82% das vendas. O Toyota, com 19.900 unidades, dominou com mais de 57% de participação. Já o Honda, com 8.753 unidades, sequer chegou à metade. O VW Jetta, com 2.041 unidades, foi o 3º colocado vendendo 4 vezes menos do que o vice-líder.
O Chevrolet Cruze, que há um ano havia superado 5,5 mil unidades, desta vez emplacou apenas 1.906 e tem seu futuro cada vez mais incerto. Fechando o top 5, o Caoa Chery Arrizo 6 foi o nº 1 para 1.473 consumidores. Do 6º lugar em diante, nenhum modelo chegou sequer a 400 unidades – o Kia Cerato, com 355 unidades, foi o melhor deles. O Nissan Sentra (7), cuja nova geração ainda não tem data para chegar por aqui, foi apenas o 9º.
LISTA DOS SEDÃS MÉDIOS MAIS VENDIDOS NO 1º SEMESTRE DE 2021 |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
19900 |
57,33% |
16974 |
49,47% |
17,24% |
2º |
HONDA CIVIC |
8753 |
25,22% |
7394 |
21,55% |
18,38% |
3º |
VW JETTA |
2041 |
5,88% |
3123 |
9,10% |
-34,65% |
4º |
CHEVROLET CRUZE |
1906 |
5,49% |
5582 |
16,27% |
-65,85% |
5º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1473 |
4,24% |
2 |
0,01% |
73550,00% |
6º |
KIA CERATO |
355 |
1,02% |
338 |
0,99% |
5,03% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
258 |
0,74% |
233 |
0,68% |
10,73% |
8º |
BYD E5 |
11 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
9º |
NISSAN SENTRA |
7 |
0,02% |
603 |
1,76% |
-98,84% |
10º |
TOYOTA PRIUS |
3 |
0,01% |
29 |
0,08% |
-89,66% |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
12º |
MITSUBISHI LANCER |
1 |
0,00% |
30 |
0,09% |
-96,67% |
|
|
34709 |
100,00% |
34309 |
100,00% |
1,17% |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça