Fiat Cronos lidera pela 1ª vez entre os sedãs compactos em junho

Mesmo sem ser produzido até agosto, Chevolet Onix Plus ainda lidera no acumulado do ano

Fiat Cronos 2021 Fiat Cronos 2021

De líder para 5º colocado em apenas algumas semanas: este foi o resultado para o Onix Plus (1.525) em função da paralisação da fábrica de Gravataí (RS) por falta de componentes. Com isso, o Chevrolet perdeu quase 10 pontos percentuais em relação a maio e teve o seu desempenho mais fraco desde setembro de 2019 (617).

O grande beneficiado com este cenário veio da Fiat. Registrando 5.404 unidades – das quais mais de 80% através de vendas diretas -, o Cronos registrou seu novo recorde de vendas, ultrapassou os 30% de market share e liderou o segmento pela 1ª vez. Mais do que isso, o modelo foi o sedã preferido no país em junho.

Com mais de 600 unidades de vantagem sobre o VW Virtus (1.952), o Hyundai HB20S (2.579) assumiu a 2ª posição com seu melhor desempenho em 2021. Vice-líder nos últimos 3 meses, o VW Voyage (1.552) caiu para a 4ª posição. Sem ameaças pela 6ª colocação, o Toyota Yaris Sedan foi o preferido por 1.220 consumidores.

Do 7º lugar em diante, nenhum modelo chegou perto dos mil emplacamentos – o Fiat Grand Siena, melhor deles, teve apenas 829 unidades. Renault Logan (772) e Nissan Versa (667), 8º e 9º colocados, tiveram seus piores desempenhos no ano. Com 616 unidades, o Nissan V-Drive completou o top 10. Seguindo sem destaque, o Caoa Chery Arrizo 5 (32) só não foi o último por conta do emplacamento solitário do já descontinuado Chevrolet Prisma.

Sedãs Compactos 

POS. 

MODELO 

JUN/21 

MAI/21 

JUN/20 

% JUN 21 

% MAI 21 

VARIAÇÃO JUN/MAI 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

FIAT CRONOS 

5404 

1967 

1096 

30,40% 

10,72% 

174,73% 

393,07% 

 

HYUNDAI HB20S 

2579 

1934 

1597 

14,51% 

10,54% 

33,35% 

61,49% 

 

VW VIRTUS 

1952 

2058 

1931 

10,98% 

11,21% 

-5,15% 

1,09% 

 

VW VOYAGE 

1552 

2850 

1198 

8,73% 

15,53% 

-45,54% 

29,55% 

 

CHEVROLET ONIX PLUS 

1525 

3367 

3039 

8,58% 

18,34% 

-54,71% 

-49,82% 

 

TOYOTA YARIS SEDAN 

1220 

1223 

806 

6,86% 

6,66% 

-0,25% 

51,36% 

 

FIAT GRAND SIENA 

829 

1164 

621 

4,66% 

6,34% 

-28,78% 

33,49% 

 

RENAULT LOGAN 

772 

1198 

1043 

4,34% 

6,53% 

-35,56% 

-25,98% 

 

NISSAN VERSA 

667 

798 

596 

3,75% 

4,35% 

-16,42% 

11,91% 

10º 

HONDA CITY 

616 

657 

475 

3,47% 

3,58% 

-6,24% 

29,68% 

11º 

NISSAN V-DRIVE 

424 

667 

0 

2,39% 

3,63% 

-36,43% 

- 

12º 

TOYOTA ETIOS SEDAN 

112 

299 

329 

0,63% 

1,63% 

-62,54% 

-65,96% 

13º 

FORD KA SEDAN 

90 

125 

827 

0,51% 

0,68% 

-28,00% 

-89,12% 

14º 

CAOA CHERY ARRIZO 5 

32 

48 

92 

0,18% 

0,26% 

-33,33% 

-65,22% 

15º 

CHEVROLET PRISMA 

1 

1 

35 

0,01% 

0,01% 

0,00% 

-97,14% 

  

  

17775 

18356 

13685 

100,00% 

100,00% 

-3,17% 

29,89% 

NO 1º SEMESTRE

Num 1º semestre em que o mercado com um todo cresceu 31,9%, o segmento de sedãs compactos avançou apenas 5%. E o grande responsável por isso foi o líder Onix Plus: com 28.866 unidades, o Chevrolet foi o único entre os 8 primeiros a vender menos do que há um ano (-8,2%). Mesmo assim, a vantagem sobre o adversário mais próximo foi superior a 14 mil unidades.

Forte nas vendas diretas, o VW Voyage (14.833) mais do que duplicou os números de 2020 para saltar da 6ª para a 2ª posição. Com desempenho discreto, o VW Virtus (13.024) completou o pódio com menos de 800 unidades registradas acima dos últimos 12 meses. Com isso, sua vantagem sobre o Hyundai HB20S (12.093) caiu drasticamente.

Reforçado pelo recorde de junho, o Fiat Cronos (10.250) se aproximou da 4ª posição. Sedã mais barato à venda no país, o Fiat Grand Siena (6.798) reduziu sua diferença para o Toyota Yaris Sedan (7.589), 6º. Praticamente estável, o Renault Logan (6.235) permaneceu em 8º. Apesar da nova geração, o Nissan Versa (5.607) vendeu menos (-12,6%).

Versão anterior do Versa, o Nissan V-Drive (3.216) ficou atrás do Honda City (3.577) na disputa pela 10ª colocação. Terceiro no 1º semestre de 2020, o descontinuado Ford Ka Sedan (1.829) caiu para 12º, pouco à frente de um Toyota Etios Sedan (1.673) também aposentado. Abaixo das 400 unidades, o Caoa Chery Arrizo 5 (383) tem que agradecer aos Chevrolet Prisma (15) e Cobalt (4), ambos fora de linha, por não carregar o fardo da lanterna.

Sedãs Compactos 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET ONIX PLUS 

28866 

24,89% 

31455 

28,48% 

-8,23% 

 

VW VOYAGE 

14833 

12,79% 

6823 

6,18% 

117,40% 

 

VW VIRTUS 

13024 

11,23% 

12288 

11,12% 

5,99% 

 

HYUNDAI HB20S 

12093 

10,43% 

9628 

8,72% 

25,60% 

 

FIAT CRONOS 

10250 

8,84% 

7460 

6,75% 

37,40% 

 

TOYOTA YARIS SEDAN 

7589 

6,54% 

5933 

5,37% 

27,91% 

 

FIAT GRAND SIENA 

6798 

5,86% 

4605 

4,17% 

47,62% 

 

RENAULT LOGAN 

6235 

5,38% 

6210 

5,62% 

0,40% 

 

NISSAN VERSA 

5607 

4,83% 

6413 

5,81% 

-12,57% 

10º 

HONDA CITY 

3577 

3,08% 

3244 

2,94% 

10,27% 

11º 

NISSAN V-DRIVE 

3216 

2,77% 

0 

0,00% 

- 

12º 

FORD KA SEDAN 

1829 

1,58% 

12009 

10,87% 

-84,77% 

13º 

TOYOTA ETIOS SEDAN 

1673 

1,44% 

2550 

2,31% 

-34,39% 

14º 

CAOA CHERY ARRIZO 5 

383 

0,33% 

489 

0,44% 

-21,68% 

15º 

CHEVROLET PRISMA 

15 

0,01% 

907 

0,82% 

-98,35% 

16º 

CHEVROLET COBALT 

4 

0,00% 

449 

0,41% 

-99,11% 

  

  

115992 

100,00% 

110463 

100,00% 

5,01% 

Fonte: Fenabrave 

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com