O novo Jeep Commander 2022 está cada vez mais próximo de seu lançamento. Prova disso é que o inédito SUV de 7 lugares da Jeep ganhou um site especial aqui no Brasil, que vai adiantar pouco a pouco seus detalhes. Quem se cadastrar nele, receberá em primeira mão as próximas informações, bem como fotos e vídeos do novo utilitário.

Com lançamento marcado para este 2º semestre, o novo Commander será o lançamento mais importante da marca americana em 2021. Ele será produzido no Brasil na fábrica de Goiana (PE), mesma unidade responsável pelo Renegade e Compass, modelos com quem compartilhará a plataforma. No entanto, ele será “esticado” para permitir uma terceira fileira de bancos para, assim, levar 7 pessoas com razoável conforto.

Galeria: Jeep Commander 2022 - Teasers

Até o momento a Jeep divulgou poucos detalhes, mas já mostrou (de forma bem discreta, é verdade) a sua cabine, que pelo vídeo divulgado na última terça-feira aparenta ser mais refinada que a do Compass. Dá para notar acabamento de couro e suede nos bancos, nos painéis das portas e painel, tudo em duas cores, enquanto o console central tem um aplique na borda em um tom de bronze. O apoio de braço central ainda traz a inscrição Jeep 1941, uma referência ao ano de lançamento do Willys MB. Lembra dos easter eggs que estrearam no Renegade? Provavelmente o Commander terá diversos deles.

Com o apelo de 7 lugares, a Jeep aproveitou para mostrar também a terceira fileira de bancos, que terá espaço para duas pessoas. Ali tem uma entrada USB na lateral e, ao olhar para baixo, o assoalho parece alto, o que nos levar a crer que o espaço será o suficiente para crianças ou adultos em viagens breves.

Já na segunda fileira, é possível ver uma saída de ar-condicionado dedicada, além de uma aparente porta USB na parte inferior. Os assentos terão o mesmo revestimento no padrão xadrez usando couro e suede, e podem ser rebatidos para dar acesso a terceira fileira.

Galeria: Jeep Commander 2022 - Flagras

Visualmente, pelas fotos de flagras podemos apostar que o novo Commander terá a clássica grade dividida com sete barras verticais que, aparentemente, não serão tão compridas em favor de um estilo mais afilado e integrado aos faróis – que terão setas posicionadas na parte superior, fazendo também o papel de luzes DRL. Na traseira, o SUV vai contar com lanternas logo abaixo do vidro traseiro, uma clara inspiração na nova geração do Grand Cherokee.

Na lista de equipamentos podemos esperar por um painel de instrumentos totalmente digital semelhante ao do Compass 2022, com uma tela de 10,21”, além de um novo volante e central multimídia com tela de 10,1”. Espere pelas mesmas funções que o irmão menor, como Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e a plataforma Adventure Intelligence, que permite o o uso de um aplicativo no smartphone para travar e destravar o carro, ligar o motor e mais.

Equipamentos de assistência como condução semi-autônoma, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, também são previstos. Dá para apostar também no leitor de placas, frenagem automática de emergência e farol alto automático – itens encontrados no Compass. Ao menos no modelo que aparece no vídeo, o Commander virá com botões no console central para o freio de estacionamento eletrônico, assistente de descida, seletor de modo de condução e o de escolha para a tração 4x4 com funções 4WD Low e 4WD Lock, adiantando o que parece ser uma variante equipada com o 2.0 turbodiesel.

Aliás, há rumores na Índia que o motor diesel terá sistema híbrido-leve e chegará aos 200 cv – contra 170 cv do propulsor usado atualmente no Compass. O câmbio automático de 9 velocidades e tração 4x4 serão atrelados a esse propulsor. Além dele, certamente o novo 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque que estreou no irmão menor estará disponível, sempre com caixa automática de 6 marchas e tração integral.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com