Varejo em junho: Hyundai emplaca HB20 e Creta no topo pela 1ª vez
Confira também os resultados do 1º semestre
O varejo respondeu por 55,55% dos 169.589 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho. A Fiat, com 16,33% de participação, liderou pelo 4º mês consecutivo, com a Toyota (15,28%) e a Hyundai (15,13%) bem próximas. Vice-líder em maio, a VW (13,68%) caiu para o 4º lugar, seguida pela Renault (6,86%). A Chevrolet, com 6,75%, desta vez ficou fora do top 5.
E o mês foi mais do que especial para a Hyundai. Além de emplacar a liderança do HB20 (6.437) pelo 2º mês consecutivo, a marca sul-coreana ainda viu o Creta (5.182) como vice, liderando a disputa entre os SUVs / crossovers em todos os meses de 2021. O Fiat Argo (4.712), 2º em maio, completou o pódio. Em 3º mês completo no mercado, o Toyota Corolla Cross (4.452) foi o 4º na preferência – já havia sido 5º no mês anterior.
O Renault Kwid (3.938), líder novamente entre os veículos de entrada, completou o top 5 com quase 800 unidades de vantagem sobre o rival Fiat Mobi (3.192). O bom desempenho da Toyota foi completado com a 7ª posição do Corolla (3.096), nº 1 entre os sedãs - os dois modelos da marca tiveram mais de 87% de seus registros na modalidade. VW T-Cross (2.348), Honda HR-V (2.337) e VW Nivus (2.233) completaram as 10 primeiras colocações.
Preferido até abril, o Chevrolet Onix (2.173) agora é o 11º. Em situação ainda pior, o Onix Plus (1.290) caiu para 23º. Enquanto aguardam reestilização, os VW Polo (20º, 1.331) e Virtus (22º, 1.293) seguem longe das primeiras posições. No top 50, apenas o Mercedes GLB (482) – líder entre os premium – e os Caoa Chery Tiggo 2 (489) e Arrizo 6 (242) tiveram todas as suas unidades no varejo.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN. 21 |
1º | HYUNDAI HB20 | 6.437 | 84,60% | 7.609 |
2º | HYUNDAI CRETA | 5.182 | 87,80% | 5.902 |
3º | FIAT ARGO | 4.712 | 50,22% | 9.382 |
4º | TOYOTA COROLLA CROSS | 4.452 | 94,52% | 4.710 |
5º | RENAULT KWID | 3.938 | 64,74% | 6.083 |
6º | FIAT MOBI | 3.192 | 42,40% | 7.529 |
7º | TOYOTA COROLLA | 3.096 | 87,36% | 3.544 |
8º | VW T-CROSS | 2.348 | 70,77% | 3.318 |
9º | HONDA HR-V | 2.337 | 94,65% | 2.469 |
10º | VW NIVUS | 2.233 | 79,10% | 2.823 |
11º | CHEVROLET ONIX | 2.173 | 85,82% | 2.532 |
12º | HYUNDAI HB20S | 2.095 | 81,23% | 2.579 |
13º | NISSAN KICKS | 1.974 | 60,74% | 3.250 |
14º | VW GOL | 1.967 | 41,48% | 4.742 |
15º | JEEP COMPASS | 1.944 | 32,15% | 6.046 |
16º | HONDA CIVIC | 1.777 | 91,65% | 1.939 |
17º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.768 | 86,41% | 2.046 |
18º | JEEP RENEGADE | 1.732 | 23,08% | 7.504 |
19º | VW FOX | 1.537 | 94,58% | 1.625 |
20º | VW POLO | 1.331 | 85,65% | 1.554 |
21º | RENAULT DUSTER | 1.315 | 55,89% | 2.353 |
22º | VW VIRTUS | 1.293 | 66,24% | 1.952 |
23º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.290 | 84,59% | 1.525 |
24º | TOYOTA SW4 | 1.114 | 95,62% | 1.165 |
25º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.083 | 88,77% | 1.220 |
26º | FIAT CRONOS | 950 | 17,58% | 5.404 |
27º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 816 | 84,38% | 967 |
28º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 772 | 86,94% | 888 |
29º | CHEVROLET SPIN | 763 | 38,02% | 2.007 |
30º | HONDA FIT | 761 | 95,72% | 795 |
31º | CHEVROLET TRACKER | 673 | 67,98% | 990 |
32º | NISSAN VERSA | 631 | 94,60% | 667 |
33º | HONDA CITY | 575 | 93,34% | 616 |
34º | HONDA WR-V | 542 | 92,18% | 588 |
35º | RENAULT SANDERO | 530 | 34,24% | 1.548 |
36º | FIAT GRAND SIENA | 505 | 60,92% | 829 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 489 | 100,00% | 489 |
38º | VW TIGUAN | 483 | 89,44% | 540 |
39º | MERCEDES-BENZ GLB | 482 | 100,00% | 482 |
40º | PEUGEOT 208 | 392 | 22,55% | 1.738 |
41º | FORD TERRITORY | 352 | 81,48% | 432 |
42º | BMW 320i | 338 | 71,16% | 475 |
43º | CITROËN C4 CACTUS | 336 | 15,62% | 2.151 |
44º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 332 | 88,30% | 376 |
45º | FORD KA | 316 | 85,41% | 370 |
46º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 257 | 69,27% | 371 |
47º | NISSAN V-DRIVE | 257 | 60,61% | 424 |
48º | BMW X1 | 256 | 77,34% | 331 |
49º | MITSUBISHI OUTLANDER | 251 | 95,80% | 262 |
50º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 242 | 100,00% | 242 |
Preferida entre os comerciais leves pelo 8º mês consecutivo, a Fiat Toro (3.335) ampliou a vantagem sobre a Toyota Hilux (2.662), com a Fiat Strada (1.881) mais uma vez na 3ª posição. Repetindo o 4º lugar de maio, a VW Amarok (938) teve apenas 6 unidades comercializadas através de vendas diretas. Com bom resultado no global, a Chevrolet S10 (842) voltou ao top 5.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN. 21 |
1º | FIAT TORO | 3.335 | 56,44% | 5.909 |
2º | TOYOTA HILUX | 2.662 | 75,30% | 3.535 |
3º | FIAT STRADA | 1.881 | 19,40% | 9.697 |
4º | VW AMAROK | 938 | 99,36% | 944 |
5º | CHEVROLET S10 | 842 | 25,35% | 3.321 |
6º | MITSUBISHI L200 | 770 | 64,44% | 1.195 |
7º | FIAT FIORINO | 716 | 37,23% | 1.923 |
8º | FORD RANGER | 538 | 72,02% | 747 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 321 | 30,51% | 1.052 |
10º | NISSAN FRONTIER | 282 | 36,58% | 771 |
11º | KIA K2500 | 274 | 100,00% | 274 |
12º | VW SAVEIRO | 256 | 8,73% | 2.932 |
13º | HYUNDAI HR | 242 | 81,21% | 298 |
14º | VW / MAN EXPRESS | 227 | 56,19% | 404 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 192 | 52,46% | 366 |
16º | CITROËN JUMPY | 172 | 44,56% | 386 |
17º | IVECO DAILY 35-150 | 156 | 94,55% | 165 |
18º | RENAULT MASTER | 109 | 13,80% | 790 |
19º | BYD T3 | 82 | 100,00% | 82 |
20º | IVECO DAILY 30-130 | 78 | 91,76% | 85 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 77 | 100,00% | 77 |
22º | EFFA V21 | 67 | 100,00% | 67 |
23º | CHEVROLET MONTANA | 58 | 24,47% | 237 |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 49 | 100,00% | 49 |
25º | FIAT DUCATO | 40 | 18,69% | 214 |
26º | EFFA V22 | 21 | 100,00% | 21 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 20 | 100,00% | 20 |
28º | JAC V260 | 16 | 100,00% | 16 |
29º | PEUGEOT BOXER | 9 | 22,50% | 40 |
30º | FOTON AUMARK 1039 | 8 | 100,00% | 8 |
31º | FIAT DOBLÒ | 7 | 5,19% | 135 |
32º | EFFA V25 | 2 | 100,00% | 2 |
33º | IVECO DAILY 30S13 | 2 | 66,67% | 3 |
34º | IVECO DAILY 5516 | 2 | 100,00% | 2 |
35º | CADILLAC | 1 | 100,00% | 1 |
36º | CITROËN JUMPER | 1 | 20,00% | 5 |
37º | FORD F100 | 1 | 100,00% | 1 |
38º | FORD F1000 | 1 | 100,00% | 1 |
39º | FORD F150 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 1 | 100,00% | 1 |
42º | JAC IEV330P | 1 | 100,00% | 1 |
43º | RELY PICK-UP | 1 | 100,00% | 1 |
No 1º Semestre
O acumulado do 1º semestre foi ainda mais representativo, com 56,73% dos 1.006.685 veículos emplacados. Quinta colocada há um ano, a Fiat saltou para o topo, com 15,62% de market share. Líder em 2020, a Chevrolet (14,09%) também foi superada pela VW (14,80%). Hyundai (13,52%) e Toyota (11,17%) vieram na sequência.
A liderança do Hyundai HB20 em junho pavimentou ainda mais sua posição de honra no acumulado, com mais de 4 mil unidades de vantagem sobre o Chevrolet Onix (39.721 x 35.293). Ainda longe da dupla, o Fiat Argo (26.671) completou o pódio 3 posições melhor do que há 12 meses. O Hyundai Creta (24.070), 4º, assumiu a ponta entre os SUVs / crossovers.
Embora em mau momento comercial por falta de peças, o Chevrolet Onix Plus (21.555) ainda se garantiu no top 5 como líder entre os sedãs, embora a vantagem sobre o Toyota Corolla (15.918, 9º) até tenha aumentado sobre 2020. Com 15.586 unidades, o Nivus foi o único VW no top 10. Estreante no 1º semestre, o Toyota Corolla Cross (9.508) já chegou ao top 20 mesmo sem contar com o período integral.
Com produção encerrada em janeiro, o Ford Ka (7.437) foi apenas o 24º, situação similar à do Ecosport (2.554) em 38º. Destaque em junho no geral, o Cronos (3.579) ainda ficou atrás do Grand Siena (4.194) numa disputa interna da Fiat pela 31ª posição. O Caoa Chery Tiggo 8 (3.177), 33º, levou a melhor sobre o VW Tiguan (2.270). 42º, o BMW 320i (2.070) foi o único premium entre os 50 primeiros.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 1º SEM. 21 |
1º | HYUNDAI HB20 | 39.721 | 87,48% | 45.408 |
2º | CHEVROLET ONIX | 35.293 | 85,02% | 41.510 |
3º | FIAT ARGO | 26.671 | 63,61% | 41.926 |
4º | HYUNDAI CRETA | 24.070 | 71,87% | 33.493 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 21.555 | 74,67% | 28.866 |
6º | RENAULT KWID | 21.243 | 72,78% | 29.186 |
7º | FIAT MOBI | 18.133 | 46,07% | 39.356 |
8º | HONDA HR-V | 16.655 | 88,85% | 18.746 |
9º | TOYOTA COROLLA | 15.918 | 79,99% | 19.899 |
10º | VW NIVUS | 15.586 | 78,18% | 19.935 |
11º | CHEVROLET TRACKER | 14.313 | 52,77% | 27.125 |
12º | VW T-CROSS | 14.068 | 48,21% | 29.179 |
13º | VW POLO | 12.699 | 89,12% | 14.250 |
14º | VW GOL | 11.740 | 31,76% | 36.969 |
15º | NISSAN KICKS | 11.268 | 58,78% | 19.169 |
16º | TOYOTA YARIS HATCH | 11.034 | 90,07% | 12.251 |
17º | VW FOX | 10.377 | 91,27% | 11.369 |
18º | JEEP RENEGADE | 10.168 | 25,04% | 40.607 |
19º | HYUNDAI HB20S | 9.758 | 80,70% | 12.092 |
20º | TOYOTA COROLLA CROSS | 9.508 | 92,19% | 10.313 |
21º | VW VIRTUS | 8.175 | 62,77% | 13.023 |
22º | HONDA CIVIC | 7.813 | 89,26% | 8.753 |
23º | JEEP COMPASS | 7.756 | 23,83% | 32.554 |
24º | FORD KA | 7.437 | 90,36% | 8.230 |
25º | RENAULT DUSTER | 7.027 | 54,26% | 12.950 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 6.010 | 79,20% | 7.588 |
27º | NISSAN VERSA | 5.324 | 94,95% | 5.607 |
28º | TOYOTA SW4 | 5.254 | 87,07% | 6.034 |
29º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 4.544 | 82,38% | 5.516 |
30º | HONDA WR-V | 4.269 | 85,28% | 5.006 |
31º | FIAT GRAND SIENA | 4.194 | 61,70% | 6.797 |
32º | FIAT CRONOS | 3.579 | 34,92% | 10.249 |
33º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 3.177 | 84,43% | 3.763 |
34º | HONDA FIT | 2.993 | 75,79% | 3.949 |
35º | RENAULT SANDERO | 2.965 | 37,69% | 7.866 |
36º | CHEVROLET SPIN | 2.916 | 36,30% | 8.033 |
37º | HONDA CITY | 2.694 | 75,31% | 3.577 |
38º | FORD ECOSPORT | 2.554 | 87,35% | 2.924 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 2.477 | 100,00% | 2.477 |
40º | VW TIGUAN | 2.270 | 95,74% | 2.371 |
41º | PEUGEOT 208 | 2.163 | 35,74% | 6.052 |
42º | BMW 320i | 2.070 | 73,17% | 2.829 |
43º | VW UP | 1.904 | 97,09% | 1.961 |
44º | CITROËN C4 CACTUS | 1.902 | 26,05% | 7.302 |
45º | VW JETTA | 1.896 | 92,90% | 2.041 |
46º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 1.473 | 100,00% | 1.473 |
47º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1.451 | 86,73% | 1.673 |
48º | FORD KA SEDAN | 1.436 | 78,51% | 1.829 |
49º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1.367 | 90,17% | 1.516 |
50º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.336 | 70,09% | 1.906 |
Entre os comerciais, a Fiat assegurou uma dobradinha com a Toro (18.018) no topo e a Strada (13.659) pouco à frente da Toyota Hilux (13.244). Muito longe das 3 primeiras, a Ford Ranger (4.238) saltou da 7ª para a 4ª posição em relação a 2020. A Chevrolet S10, com 3.493 unidades, ficou fora do top 5. No top 10, nenhuma foi tão dependente do varejo quanto a VW Amarok (3.250) e seus quase 99%.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 1º SEM. 21 |
1º | FIAT TORO | 18.018 | 52,86% | 34.089 |
2º | FIAT STRADA | 13.659 | 22,37% | 61.064 |
3º | TOYOTA HILUX | 13.244 | 68,85% | 19.236 |
4º | FORD RANGER | 4.238 | 43,23% | 9.803 |
5º | FIAT FIORINO | 4.037 | 38,71% | 10.428 |
6º | MITSUBISHI L200 | 3.561 | 61,51% | 5.789 |
7º | CHEVROLET S10 | 3.493 | 27,33% | 12.782 |
8º | VW AMAROK | 3.250 | 98,60% | 3.296 |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.989 | 33,44% | 5.948 |
10º | NISSAN FRONTIER | 1.970 | 41,42% | 4.756 |
11º | VW SAVEIRO | 1.346 | 8,64% | 15.570 |
12º | HYUNDAI HR | 1.341 | 81,67% | 1.642 |
13º | VW / MAN EXPRESS | 1.140 | 71,16% | 1.602 |
14º | IVECO DAILY 35-150 | 1.087 | 94,77% | 1.147 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 945 | 53,91% | 1.753 |
16º | RENAULT MASTER | 901 | 22,85% | 3.943 |
17º | KIA K2500 | 886 | 99,11% | 894 |
18º | CITROËN JUMPY | 719 | 50,00% | 1.438 |
19º | CHEVROLET MONTANA | 429 | 21,68% | 1.979 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 397 | 100,00% | 397 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 355 | 100,00% | 355 |
22º | FIAT DUCATO | 290 | 24,41% | 1.188 |
23º | IVECO DAILY 30-130 | 263 | 94,95% | 277 |
24º | EFFA V21 | 210 | 100,00% | 210 |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 116 | 100,00% | 116 |
26º | BYD T3 | 102 | 100,00% | 102 |
27º | FOTON AUMARK 1039 | 94 | 100,00% | 94 |
28º | PEUGEOT BOXER | 78 | 60,47% | 129 |
29º | EFFA V22 | 76 | 100,00% | 76 |
30º | CITROËN JUMPER | 66 | 86,84% | 76 |
31º | JAC V260 | 66 | 100,00% | 66 |
32º | FIAT DOBLÒ | 49 | 14,00% | 350 |
33º | IVECO DAILY 30S13 | 43 | 79,63% | 54 |
34º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 37 | 100,00% | 37 |
35º | IVECO DAILY | 26 | 89,66% | 29 |
36º | PEUGEOT PARTNER | 22 | 8,30% | 265 |
37º | EFFA V25 | 21 | 100,00% | 21 |
38º | RAM 2500 | 13 | 1,20% | 1.086 |
39º | VW KOMBI | 5 | 83,33% | 6 |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 4 | 100,00% | 4 |
41º | TOYOTA BANDEIRANTE | 4 | 40,00% | 10 |
42º | IVECO DAILY 5516 | 3 | 50,00% | 6 |
43º | CHEVROLET | 2 | 100,00% | 2 |
44º | CITROËN BERLINGO | 2 | 100,00% | 2 |
45º | FORD F75 | 2 | 100,00% | 2 |
46º | IVECO DAILY 35S14 | 2 | 8,70% | 23 |
47º | JAC IEV 330P | 2 | 100,00% | 2 |
48º | KIA UK2500 | 2 | 100,00% | 2 |
49º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 2 | 40,00% | 5 |
50º | RENAULT KANGOO | 2 | 13,33% | 15 |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |