Nesta edição do Semana Motor1.com, nosso resumo com as principais notícias do mundo automotivo, sem dúvida um dos principais destaques foi a revelação do novo Volkswagen Polo GTI, que recebeu o mesmo facelift das versões civis, mas manteve o famoso motor 2.0 turbo. Tem também a chegadas do novo Audi Q5 e a estreia do Q5 Sportback, a versão SUV-cupê do utilitário.

Uma das matérias que mais chamou a atenção foi do crescimento das motos elétricas no Brasil. Um levantamento feito no país apontou que o interesse por elas cresceu mais de 1000%. Outro destaque ao longo desses 7 dias foi o registro da nova (e segunda) geração do Honda HR-V no Brasil. O novo Renault Duster turbo na Argentina, a revelação do inédito Porsche Cayenne Turbo GT e a linha 2022 do Fiat Cronos também marcaram a semana.

 

Novo VW Polo GTI 2022 estreia com visual renovado e 204 cv

Volkswagen Polo GTI 2022
Volkswagen Polo GTI 2022

Mostrado no último dia de junho, o novo Volkswagen Polo GTI ganhou uma bela atualizada no visual e adotou o mesmo design das versões civis. A exclusividade continua sendo a faixa vermelha que vai da grade dianteira até os faróis e as rodas de liga-leve de 17 polegadas (com opcionais de aro 18). Já o interior conta com os bancos com padronagem em xadrez nas cores vermelho, preto e cinza, uma tradição que vem desde o Golf GTI há mais de 40 anos. Debaixo do capô, o hot hatch alemão não trouxe novidades e manteve o 2.0 turbo com mais de 200 cv. Para ver mais detalhes do novo Polo GTI (e uma bela galeria de fotos), clique neste link.

Motos elétricas: interesse dos brasileiros cresce mais de 1000%

bmw-motorrad-definition-ce-04 (1)
BMW Motorrad Definition CE 04

Os carros elétricos ainda são distantes de grande parte da população devido aos preços ainda proibitivos. Mas as motos elétricas são uma opção mais acessível, prova disso é que o interesse dos brasileiros por elas cresceu mais de 1000% segundo uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre. Com isso, o estudo reforçou o uso da moto como um meio de transporte barato, já que a maior parte das pesquisas com intenção de compra inclui modelos de até 50 cilindradas, inclusive as elétricas – que passou pelo maior aumento de buscas de acordo com a plataforma. Leia todos os detalhes da pesquisa aqui.

Nova Montana: GM confirma nome para futura picape rival da Toro

Chevrolet Montana 2023 - Projeção
Chevrolet Montana 2023 - Projeção

A semana que passou começou movimentada, pois na noite da última segunda-feira (28) a General Motors nos surpreendeu com a confirmação oficial do nome da sua próxima picape com porte de Toro: Montana. Pois é, a marca revelou que vai usar o mesmo nome da antiga picapinha para a sua inédita caminhonete, que terá porte maior para brigar diretamente com o modelo da Fiat. A fábrica de São Caetano do Sul (SP) está passando por atualizações para fabricar a nova Montana, que será baseada na plataforma do Onix e Tracker. Veja o vídeo de revelação e mais detalhes.

Novo Honda HR-V 2023 tem desenho registrado no Brasil

Honda HR-V 2022
Novo Honda HR-V 2023

Revelada mundialmente em fevereiro deste ano, a nova geração do Honda HR-V não deve demorar tanto para desembarcar em terras tupiniquins. Isso porque o novo SUV compacto teve suas imagens registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A segunda geração do HR-V vai ficar maior, ganhando maior porte tanto na largura como no comprimento, além de contar com a estreia do motor 1.5 flex - uma de suas principais novidades. Não está descartada também uma opção híbrida para o modelo, o que poderia ser um dos seus diferenciais no mercado brasileiro. Clique e veja as imagens de registro no INPI e outras informações do utilitário.

Novo Renault Duster chega com motor 1.3 turbo e 4x4 na Argentina

Renault Duster Iconic 2021
Renault Duster 2021

O novo Renault Duster foi lançado no Brasil no começo de 2020, mas só agora ele desembarcou na Argentina. Apesar da demora (o Dacia Duster até já ganhou um facelift na Europa), o Duster que chega no país hermano traz como vantagem em relação ao nosso o motor 1.3 turbo, que vai estrear no mercado brasileiro no Captur 2022 no próximo dia 7 de julho, e uma versão com tração 4x4 – também indisponível aqui. Mas vale lembrar que o 1.3 turbo do Duster argentino é menos potente do que o anunciado para o novo Captur. 

Novo Porsche Cayenne Turbo GT: o mais rápido e esportivo já feito 

Porsche Cayenne Turbo GT 2022
Porsche Cayenne Turbo GT 2022

Por último, mas não menos importante, temos o novo Porsche Cayenne Turbo GT. Simplesmente é a versão mais rápida já feita do utilitário alemão. Ele será vendido exclusivamente com carroceria cupê, e traz diversos atualizações mecânicas para o motor V8 4.0 biturbo render 640 cv e 86,6 kgfm de torque. E apesar de ser 40 cv menos potente que o Cayenne Turbo S E-Hybrid, que tem 680 cv, o novo Cayenne Turbo GT tem comportamento mais voltado para pista, sendo ainda mais rápido e leve. Confira tudo sobre o Cayenne mais esportivo já feito até hoje.

Fiat Cronos 2022 chega com versão S-Design repaginada

Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design 2022

Depois do Argo, foi a vez do Cronos entrar na linha 2022 com novidades na série especial S-Design, que trouxe mudança visuais importantes. Agora, novos detalhes na cor bronze fazem parte da série, que ainda continua combinada a diferentes tons de preto por toda a carroceria. O tom de bronze que aparece na linha 2022 também é destaque na cabine do sedã. Veja mais fotos dele neste link.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com