A nova geração do Honda HR-V não deve demorar para estrear no Brasil. Isso porque o SUV compacto japonês teve suas primeiras imagens registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além do visual totalmente renovado, para a segunda geração do HR-V é esperado também um motor turbo flex e até uma opção híbrida.

Mas antes de falar disso, vamos nos atentar ao novo desenho do Honda HR-V de segunda geração, que adotou um estilo de SUV-cupê. Entre os destaques está o seu capô mais plano com dois vincos que somem próximo da nova grade dianteira, que nas imagens registradas mostram duas versões: uma em formato colmeia e outra filetada. Já os faróis têm desenho bem mais estreito que o da geração anterior, além de serem ligados um ao outro por uma barra cromada logo acima da grade frontal. Na parte inferior do para-choque há amplas tomadas de ar em formato colmeia, com as luzes DRL ficando posicionadas nos cantos.

Galeria: Novo Honda HR-V - Registro no Brasil

Visto de perfil, o novo HR-V mostra seu estilo de SUV-cupê com o teto reto até o fim da porta traseira, onde a partir dali o teto desce até a traseira do modelo. As maçanetas das portas traseiras ainda continuam embutidas nas colunas, uma solução de design que é marca do HR-V desde seu lançamento em 2015. Chama a atenção que as portas trazem desenho mais limpo, abandonando boa parte dos vincos da geração atual.

Já visto de traseira a tampa do porta-malas tem caimento acentuado (bem mais do que atual geração), enquanto as lanternas contam com desenho mais horizontal e limpo no lugar do antigo conjunto recortado – e ainda invadem a tampa traseira. Aliás, as lanternas são ligadas por uma peça plástica, uma tendência entre os últimos lançamentos na indústria automotiva. A placa de identificação fica na tampa do porta-malas, mas em posição mais baixa. Curioso é que a tampa traseira fica bem rente ao para-choque, solução usada antigamente pelo Fit, o que acabava expondo a peça em situações de colisões traseiras.

Galeria: Novo Honda HR-V 2022 - Europa

Pulando para dentro, resgatamos as fotos oficias da apresentação mundial do HR-V para relembrar que ele trará painel com estilo horizontal (o Civic de 11ª geração também bebeu nessa fonte), mesmo formato das saídas de ar que atravessam praticamente toda a peça. A tela da central multimídia também será flutuante, solução que pelo visto será padrão em todos os carros da marca daqui para frente, enquanto que os comandos do ar-condicionado ficarão logo abaixo. Nas imagens do INPI, dá para confirmar o mesmo design do painel que será aplicado no HR-V nacional (apesar da peça estar com o volante do lado direito, na mão inglesa).

Novo Honda HR-V 2022 - Europa
Novo Honda HR-V - Registro no Brasil

Mas é debaixo do capô que o HR-V deverá ligar o alerta na concorrência. Segundo nossos colegas do site Autos Segredos, o novo HR-V 2023 deverá ter um motor 1.5 turbo flex, provavelmente o mesmo usado hoje pela versão Touring que só bebe gasolina e rende 173 cv e 22,4 kgfm de torque. Quando esse conjunto for recalibrado para também ser abastecido com o combustível vegetal, certamente a potência e torque vão ter ganhos consideráveis.

Outra possibilidade é que o novo HR-V ganhe uma versão com motorização híbrida, que de acordo com a marca é formado por um motor 1.5 aspirado somado a outro propulsor elétrico. Na Europa e Japão esse conjunto pode vir com tração dianteira ou integral.

O novo Honda HR-V também vai evoluir no quesito segurança, já que deverá ser o primeiro carro da marca feito no Brasil equipado com o pacote Honda Sensing que inclui controlador de velocidade adaptativo, sistema de frenagem automática, assistência de manutenção em faixa e aviso de ponto cego (provavelmente mantendo o sistema de câmera no retrovisor direito).

Por fim, a previsão é que a segunda geração do SUV compacto comece a ser produzido na fábrica de Itirapina (SP) em agosto, com o seu lançamento ocorrendo somente em setembro de 2022, assim chegando ao mercado já como linha 2023.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com