Em mais um mês irretocável para a BMW, o Série 3 seguiu sem concorrência entre os sedãs médios premium. Com 575 emplacamentos, quase 10 vezes mais do que o 2º colocado, o modelo cresceu pouco mais de 120% frente ao fraco mês de maio de 2020 e se aproximou dos 80% de market share no segmento.
E pelo 2º mês seguido o adversário mais “próximo” do Série 3 foi o Audi A4 (59), que há 12 meses havia registrado apenas 4 unidades. Com estoques cada vez mais reduzidos em função da iminente chegada da nova geração – a previsão é até o final do 2º semestre -, o Mercedes Classe C conquistou apenas 27 consumidores, possivelmente o seu resultado mais fraco em décadas.
Por muito pouco, aliás, o Classe C não perdeu seu lugar no pódio para o Mercedes Classe A Sedan (23), outro também em forte queda (-51%). Já em pré-venda com nova geração, prevista para ter primeiras unidades entregues nos próximos meses, o Audi A3 Sedan (1) foi novamente o lanterna.
Sedãs Médios Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | MAI/21 | ABR/21 | MAI/20 | % MAI 21 | % ABR 21 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 2458 | 575 | 507 | 256 | 78,66% | 69,74% | 13,41% | 124,61% |
2º | AUDI A4 | 277 | 59 | 69 | 4 | 8,07% | 9,49% | -14,49% | 1375,00% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 528 | 27 | 49 | 62 | 3,69% | 6,74% | -44,90% | -56,45% |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 144 | 23 | 29 | 47 | 3,15% | 3,99% | -20,69% | -51,06% |
5º | AUDI A5 | 174 | 20 | 38 | 19 | 2,74% | 5,23% | -47,37% | 5,26% |
6º | MERCEDES-BENZ CLA | 34 | 12 | 10 | 10 | 1,64% | 1,38% | 20,00% | 20,00% |
7º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 53 | 10 | 14 | 1 | 1,37% | 1,93% | -28,57% | 900,00% |
8º | VOLVO S60 | 103 | 4 | 10 | 6 | 0,55% | 1,38% | -60,00% | -33,33% |
9º | AUDI A3 SEDAN | 127 | 1 | 1 | 46 | 0,14% | 0,14% | 0,00% | -97,83% |
|
| 3898 | 731 | 727 | 451 | 100,00% | 100,00% | 0,55% | 62,08% |
Após 5 meses consecutivos no topo entre os modelos mais sofisticados, a Porsche desta vez viu uma inédita posição de honra para o BMW Série 7 (18), que, impulsionado pela versão híbrida 745Le, atingiu seu novo recorde de vendas. Panamera e Taycan, empatados com 17 unidades, garantiram a marca de Stuttgart no pódio. O Taycan, aliás, segue disparado no acumulado de 2021.
Quarto, o BMW Série 5 (11) ficou sob séria ameaça do Audi A6 (10), agora contando com versões a partir dos R$ 400 mil. Com linha reestilizada chegando ao mercado brasileiro, o Mercedes Classe E (7) foi apenas o 6º - será interessante acompanhar os próximos rankings para ver se o modelo reage.
Sedãs Grandes Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | MAI/21 | ABR/21 | MAI/20 | % MAI 21 | % ABR 21 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | BMW SÉRIE 7 | 72 | 18 | 17 | 3 | 20,93% | 20,00% | 5,88% | 500,00% |
2º | PORSCHE PANAMERA | 51 | 17 | 30 | 6 | 19,77% | 35,29% | -43,33% | 183,33% |
3º | PORSCHE TAYCAN | 187 | 17 | 14 | 2 | 19,77% | 16,47% | 21,43% | 750,00% |
4º | BMW SÉRIE 5 | 36 | 11 | 9 | 5 | 12,79% | 10,59% | 22,22% | 120,00% |
5º | AUDI A6 | 24 | 10 | 3 | 4 | 11,63% | 3,53% | 233,33% | 150,00% |
6º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 46 | 7 | 5 | 5 | 8,14% | 5,88% | 40,00% | 40,00% |
7º | VOLVO S90 | 16 | 3 | 2 | 1 | 3,49% | 2,35% | 50,00% | 200,00% |
8º | LEXUS ES | 11 | 2 | 4 | 2 | 2,33% | 4,71% | -50,00% | 0,00% |
9º | MASERATI GHIBLI | 2 | 1 | 1 | 0 | 1,16% | 1,18% | 0,00% | - |
|
| 445 | 86 | 85 | 28 | 100,00% | 100,00% | 1,18% | 207,14% |
Fonte: Fenabrave