Com crescimento mais uma vez acima da média do mercado brasileiro, os SUVs médios e grandes responderam por quase 14,5 mil unidades emplacadas em maio, um avanço de mais de 390% frente ao mesmo período de 2020. Mesmo numa comparação mais justa, com maio de 2019, o resultado ainda é 29,5% superior.
Já com linha 2022 nas concessionárias, o Jeep Compass (6.135) teve o seu melhor momento no ano e manteve uma liderança muito confortável entre os modelos médios. Apesar disso, perdeu quase 8 pontos percentuais de participação de mercado em relação a abril, em função das 3.678 unidades do Toyota Corolla Cross em seu 2º mês completo. Será interessante acompanhar a chegada do VW Taos para ver como ficará a briga pelas primeiras posições.
O Caoa Chery Tiggo 8, com 846 unidades, completou o pódio com seu novo recorde de vendas. Novamente em 4º, o VW Tiguan desta vez ficou abaixo das 500 unidades (483). Com promoções realizadas pela rede de concessionárias, o Ford Territory (363) venceu uma briga acirrada contra o Caoa Chery Tiggo 7 (345) pelo 5º lugar e só não vendeu mais do que em setembro passado (370).
O Hyundai Tucson, com 153 unidades, ficou fora do top 10. Com 58 unidades, o Toyota RAV4 ficou atrás do arquirrival Honda CR-V (60), zerado no último ranking, e do Peugeot 3008 (86), em melhor resultado em 2021. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed LX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 7 e que deverá ser lançada oficialmente nos próximos meses.
SUVs / Crossovers II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | MAI/21 | ABR/21 | MAI/20 | % MAI 21 | % ABR 21 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 26509 | 6135 | 5503 | 1253 | 46,80% | 54,25% | 11,48% | 389,62% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 5604 | 3678 | 1889 | 0 | 28,06% | 18,62% | 94,71% | - |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 2875 | 846 | 702 | 0 | 6,45% | 6,92% | 20,51% | - |
4º | VW TIGUAN | 1832 | 483 | 569 | 199 | 3,68% | 5,61% | -15,11% | 142,71% |
5º | FORD TERRITORY | 910 | 363 | 184 | 0 | 2,77% | 1,81% | 97,28% | - |
6º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 1140 | 345 | 279 | 131 | 2,63% | 2,75% | 23,66% | 163,36% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 1094 | 259 | 198 | 66 | 1,98% | 1,95% | 30,81% | 292,42% |
8º | HYUNDAI IX35 | 1278 | 179 | 221 | 59 | 1,37% | 2,18% | -19,00% | 203,39% |
9º | KIA SPORTAGE | 593 | 172 | 112 | 61 | 1,31% | 1,10% | 53,57% | 181,97% |
10º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 839 | 171 | 172 | 86 | 1,30% | 1,70% | -0,58% | 98,84% |
11º | HYUNDAI TUCSON | 1103 | 153 | 183 | 76 | 1,17% | 1,80% | -16,39% | 101,32% |
12º | PEUGEOT 3008 | 312 | 86 | 43 | 36 | 0,66% | 0,42% | 100,00% | 138,89% |
13º | HONDA CR-V | 65 | 60 | 0 | 30 | 0,46% | 0,00% | - | 100,00% |
14º | TOYOTA RAV4 | 321 | 58 | 16 | 82 | 0,44% | 0,16% | 262,50% | -29,27% |
15º | CHEVROLET EQUINOX | 133 | 31 | 36 | 276 | 0,24% | 0,35% | -13,89% | -88,77% |
16º | SUBARU FORESTER | 117 | 30 | 0 | 0 | 0,23% | 0,00% | - | - |
17º | MITSUBISHI ASX | 115 | 21 | 21 | 38 | 0,16% | 0,21% | 0,00% | -44,74% |
18º | SUBARU XV | 94 | 19 | 0 | 1 | 0,14% | 0,00% | - | 1800,00% |
19º | JAC T60 | 64 | 16 | 16 | 8 | 0,12% | 0,16% | 0,00% | 100,00% |
20º | CAOA EXEED LX | 3 | 3 | 0 | 0 | 0,02% | 0,00% | - | - |
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| 45001 | 13108 | 10144 | 2402 | 100,00% | 100,00% | 29,22% | 445,71% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.
SUVs / Crossovers III | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | MAI/21 | ABR/21 | MAI/20 | % MAI 21 | % ABR 21 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 4769 | 1087 | 1078 | 303 | 78,48% | 66,91% | 0,83% | 258,75% |
2º | MITSUBISHI PAJERO | 1134 | 199 | 274 | 77 | 14,37% | 17,01% | -27,37% | 158,44% |
3º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 954 | 67 | 229 | 123 | 4,84% | 14,21% | -70,74% | -45,53% |
4º | JEEP WRANGLER | 32 | 13 | 9 | 25 | 0,94% | 0,56% | 44,44% | -48,00% |
5º | FORD EDGE | 28 | 7 | 9 | 2 | 0,51% | 0,56% | -22,22% | 250,00% |
6º | KIA SORENTO | 50 | 7 | 10 | 2 | 0,51% | 0,62% | -30,00% | 250,00% |
7º | CHEVROLET SUBURBAN | 7 | 3 | 2 | 1 | 0,22% | 0,12% | 50,00% | 200,00% |
8º | HYUNDAI SANTA FE | 2 | 1 | 0 | 4 | 0,07% | 0,00% | - | -75,00% |
9º | JEEP GRAND CHEROKEE | 3 | 1 | 0 | 4 | 0,07% | 0,00% | - | -75,00% |
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| 6979 | 1385 | 1611 | 541 | 100,00% | 100,00% | -14,03% | 156,01% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave