Com crescimento mais uma vez acima da média do mercado brasileiro, os SUVs médios e grandes responderam por quase 14,5 mil unidades emplacadas em maio, um avanço de mais de 390% frente ao mesmo período de 2020. Mesmo numa comparação mais justa, com maio de 2019, o resultado ainda é 29,5% superior.

Já com linha 2022 nas concessionárias, o Jeep Compass (6.135) teve o seu melhor momento no ano e manteve uma liderança muito confortável entre os modelos médios. Apesar disso, perdeu quase 8 pontos percentuais de participação de mercado em relação a abril, em função das 3.678 unidades do Toyota Corolla Cross em seu 2º mês completo. Será interessante acompanhar a chegada do VW Taos para ver como ficará a briga pelas primeiras posições.

O Caoa Chery Tiggo 8, com 846 unidades, completou o pódio com seu novo recorde de vendas. Novamente em 4º, o VW Tiguan desta vez ficou abaixo das 500 unidades (483). Com promoções realizadas pela rede de concessionárias, o Ford Territory (363) venceu uma briga acirrada contra o Caoa Chery Tiggo 7 (345) pelo 5º lugar e só não vendeu mais do que em setembro passado (370).

Ford Territory x Jeep Compass x Chevrolet Equinox
CAOA Chery Tiggo 7 T

O Hyundai Tucson, com 153 unidades, ficou fora do top 10. Com 58 unidades, o Toyota RAV4 ficou atrás do arquirrival Honda CR-V (60), zerado no último ranking, e do Peugeot 3008 (86), em melhor resultado em 2021. O mês ainda marcou os primeiros emplacamentos do Caoa Exeed LX (3), versão mais sofisticada do Tiggo 7 e que deverá ser lançada oficialmente nos próximos meses.

SUVs / Crossovers II

POS.

MODELO

TOTAL 2021

MAI/21

ABR/21

MAI/20

% MAI 21

% ABR 21

VARIAÇÃO MAI/ABR

VARIAÇÃO 2021/2020

JEEP COMPASS

26509

6135

5503

1253

46,80%

54,25%

11,48%

389,62%

TOYOTA COROLLA CROSS

5604

3678

1889

0

28,06%

18,62%

94,71%

-

CAOA CHERY TIGGO 8

2875

846

702

0

6,45%

6,92%

20,51%

-

VW TIGUAN

1832

483

569

199

3,68%

5,61%

-15,11%

142,71%

FORD TERRITORY

910

363

184

0

2,77%

1,81%

97,28%

-

CAOA CHERY TIGGO 7

1140

345

279

131

2,63%

2,75%

23,66%

163,36%

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT

1094

259

198

66

1,98%

1,95%

30,81%

292,42%

HYUNDAI IX35

1278

179

221

59

1,37%

2,18%

-19,00%

203,39%

KIA SPORTAGE

593

172

112

61

1,31%

1,10%

53,57%

181,97%

10º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

839

171

172

86

1,30%

1,70%

-0,58%

98,84%

11º

HYUNDAI TUCSON

1103

153

183

76

1,17%

1,80%

-16,39%

101,32%

12º

PEUGEOT 3008

312

86

43

36

0,66%

0,42%

100,00%

138,89%

13º

HONDA CR-V

65

60

0

30

0,46%

0,00%

-

100,00%

14º

TOYOTA RAV4

321

58

16

82

0,44%

0,16%

262,50%

-29,27%

15º

CHEVROLET EQUINOX

133

31

36

276

0,24%

0,35%

-13,89%

-88,77%

16º

SUBARU FORESTER

117

30

0

0

0,23%

0,00%

-

-

17º

MITSUBISHI ASX

115

21

21

38

0,16%

0,21%

0,00%

-44,74%

18º

SUBARU XV

94

19

0

1

0,14%

0,00%

-

1800,00%

19º

JAC T60

64

16

16

8

0,12%

0,16%

0,00%

100,00%

20º

CAOA EXEED LX

3

3

0

0

0,02%

0,00%

-

-

 

 

45001

13108

10144

2402

100,00%

100,00%

29,22%

445,71%

 

Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.087) se aproximou dos 80% de Market share. O Mitsubishi Pajero, com apenas 199 unidades, foi o rival mais próximo. Com 67 unidades, o Chevrolet Trailblazer não tinha um resultado tão ruim desde julho de 2016 (43). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban conquistou 3 consumidores.

Toyota SW4 2021 (Brasil)

SUVs / Crossovers III

POS.

MODELO

TOTAL 2021

MAI/21

ABR/21

MAI/20

% MAI 21

% ABR 21

VARIAÇÃO MAI/ABR

VARIAÇÃO 2021/2020

TOYOTA SW4

4769

1087

1078

303

78,48%

66,91%

0,83%

258,75%

MITSUBISHI PAJERO

1134

199

274

77

14,37%

17,01%

-27,37%

158,44%

CHEVROLET TRAILBLAZER

954

67

229

123

4,84%

14,21%

-70,74%

-45,53%

JEEP WRANGLER

32

13

9

25

0,94%

0,56%

44,44%

-48,00%

FORD EDGE

28

7

9

2

0,51%

0,56%

-22,22%

250,00%

KIA SORENTO

50

7

10

2

0,51%

0,62%

-30,00%

250,00%

CHEVROLET SUBURBAN

7

3

2

1

0,22%

0,12%

50,00%

200,00%

HYUNDAI SANTA FE

2

1

0

4

0,07%

0,00%

-

-75,00%

JEEP GRAND CHEROKEE

3

1

0

4

0,07%

0,00%

-

-75,00%

 

 

6979

1385

1611

541

100,00%

100,00%

-14,03%

156,01%

 

Observação:

- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.

Fonte: Fenabrave

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com