Os tempos estão mudando um pouco mais rápido do que o normal e não necessariamente a favor do clássico coupé esportivo de tração traseira com motor a combustão. Visto desta forma, devemos ser realmente gratos à BMW pelo novo Série 2. Seu antecessor foi um dos melhores nesta categoria e, felizmente, a empresa de Munique está aderindo à fórmula testada e comprovada para o futuro Série 2.
Usar o mesmo layout do novo Série 2 Gran Coupé, com tração dianteira e motores instalados transversalmente, nunca foi discutido pela marca. O Série 2 de 2 portas, pelo o que eu ouvi repetidamente neste dia de testes no centro de desenvolvimento da BMW em Maisach, é um carro para os fãs. É por isso que existe a configuração clássica da BMW com tração traseira ou tração nas quatro rodas com a maior parte na traseira e também há o tão querido motor de 6 cilindros.
Tivemos a oportunidade de descobrir se tudo isso continua funcionando tão bem em termos de dinâmica como no antigo F22. A BMW nos cedeu protótipos tecnicamente acabados para um test drive e tudo começa com o novo 230i.
A plataforma é compartilhada, como no antigo Série 2, em muito com os atuais Série 3 e 4. Curiosamente, também existem alguns pontos em comum com o Z4, com as configurações dos eixos dianteiro e traseiro praticamente as mesmas. Além disso, o Série 2 foi feito mais apertado e intransigente no interior e o eixo traseiro é mais conectado de forma mais rígida do que o Série 4, "porque não é tão relevante para o cliente para este carro pontos como acústica e conforto", disse o gerente do projeto, Martin Gruber.
No geral, a estrutura também se tornou 12% mais rígida. Isso, por sua vez, aumenta as opções de configuração da suspensão e a precisão da direção. As alterações no eixo dianteiro também permitem uma cambagem mais negativa, o que acelera o comportamento da direção.
Visualmente, ainda não há quase nada para ver. Os protótipos estão bastante disfarçados, o que é uma pena, pois pude dar uma olhada rápida no carro pronto em uma sala fechada no local de teste e posso imaginar que ele reconciliará muitas pessoas que recentemente tiveram seus problemas com as aventuras de design de Munique. Em outras palavras, parece absolutamente lindo. Aguarde o lançamento oficial em junho.
Mesmo assim, podemos ver através da camuflagem que haverá um capô muito longo e uma traseira bastante curta. Ao lado do antigo Série 2, o novo não parece realmente maior, mas há um pouco de crescimento e isso é especialmente para a dirigibilidade. A distância entre eixos foi aumentada em 51 milímetros, as bitolas aumentaram em 52 milímetros na frente e 31 milímetros na traseira. Além disso, rodas de até 19 polegadas agora podem ser acomodadas o Série 2 como padrão de fábrica.
O portfólio de versões no lançamento inclui o 220i, 220d, 230i e o M240i xDrive de 6 cilindros, do qual também haverá uma versão com tração traseira um pouco mais tarde. O M2 virá em 2023. Se você está procurando um câmbio manual, ficará procurando, porque não vai ter. A única opção em toda a linha é a caixa automática ZF de 8 velocidades.
O 230i com tração traseira vem com o conhecido 2.0 turbo. Ele produz 245 cv e, para ser honesto, provavelmente é tudo de que você precisa. Como nas séries 3 e 4, o motor B48 é um ótimo quatro cilindros, muito liso, fácil de domar e mais do que rápido - o 0 a 100 km/h é de 5,9 segundos.
O que já é perceptível após alguns metros é a natureza extremamente ágil, quase hiperativa do novo Série 2. Aqui, um esquema parece ter finalmente prevalecido na coordenação dos modelos de grupos esportivos. Comparado com o M240i, o eixo dianteiro com o quatro cilindros mais leve é ainda mais ágil e lúdico. As reações são ridiculamente rápidas. Aqui, também, a direção parece um pouco sintética e agilizada demais, mas é difícil negar que este veículo brutalmente animado é divertido.
O peso (distribuição de quase 50:50) está correto. O carro tem muita tração, mas sempre avisa que a força vem do eixo traseiro. O carro de teste tem a suspensão não adaptativa e o diferencial blocante do eixo traseiro opcional.
A posição do banco e pedaleiras esportivas padrão cabem como uma luva. Fora isso, o interior assume grande parte do Série 4. Portanto, você pode estar preparado para um salto decente. Um pouco chato: se o teto de vidro estiver a bordo, ele se torna um pouco apertado para a cabeça.
O carro é apertado, mas não desconfortável, apenas uma suspensão muito, muito boa e de boa qualidade. Tal como acontece com a atual Série 4, a subestrutura também foi ajustada com vários suportes e painéis de impulso para enrijecer a carga e aumentar o nível de desempenho.
Comparada com o Série 4, a radicalização mencionada no começo pode certamente ser vista no Série 2. Parece ainda mais nítido e direto e permite menos rolagem para os lados. Mais tarde, na pista molhada, dirigimos o 230 um pouco de lado. Claro, não requer muita experiência para mover a chamada "máquina de deriva", como os engenheiros da BMW chamaram o Série 2 durante o trabalho de desenvolvimento, para uma saída de traseira, mas graças à direção super direta, este atleta da BMW também trabalha no limite mesmo não muito rápido.
Próxima parada, M240i xDrive. Claro, o 4 cilindros é realmente bom e, para um 4 cilindros, carismático acima da média, mas o BMW B58 de 6 cilindros é um mundo diferente. Com 374 cv e 51 kgfm, tem mais potência do que o primeiro M2. É tão flexível, tão incrivelmente fácil de virar, tudo parece tão fácil. E dá ao 240 uma força, uma capacidade atlética, números que um 4 cilindros tão forte simplesmente não consegue gerar. Vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e limitado a 250 km/h.
Além disso, parece absolutamente heroico. No Série 2 mais selvagem e anárquica, o departamento de som obviamente teve permissão para enlouquecer um pouco mais. OK então!
Como gostei mais da atitude old-school do 430 com o Coupé Série 4 do que do excesso de zelo, exagero e forçosamente esportivos do M440i, também tive minhas dúvidas com o protótipo M240i. Mas aqui é muito diferente.
O carro parece mais redondo quando se trata de dirigibilidade. Como e, acima de tudo, com que rapidez tudo vai, chega relativamente perto do antigo M2. Claro, isso mostra ainda mais vantagem. E ele salta muito mais angularmente. Aqui, também, o 240 tinha a suspensão adaptativa M-Sport opcional a bordo, mais uma vez mostrando quanta inteligência fluiu para os amortecedores. Mesmo em trechos de estrada muito ruins, o carro nunca perde a compostura. Também aqui é muito, muito direto e divertido, mas fácil de controlar. E o conforto de condução sempre permanece excelente, mesmo nos modos de direção mais esportivos.
Mais uma vez, elogios adicionais são devidos à afinação da tração nas quatro rodas. Até mesmo os fãs de ferro da tração traseira descobrirão que não há quase nada a perder. Mas pelo contrário. O M240i xDrive com seu diferencial de deslizamento limitado padrão basicamente se parece com um carro de tração traseira, exceto que tem muito mais aderência. Obviamente, fica especialmente divertido. Onde um M2 quase não se move, o 240 estoicamente segue seu curso com velocidades de curva incrivelmente altas. No entanto, o comportamento de direção continua divertido.
Mesmo que eu não tenha conseguido dirigir o produto final ainda, acredito que a BMW, conforme anunciado, colocou um carro nas rodas para os fãs. Talvez nem todos possam se dar bem com a abordagem atual de desempenho um tanto hiperativa da BMW. Mas isso não muda o fato de que o novo Série 2 é uma máquina de direção excelentemente motorizada, fantasticamente flexível. É ótimo que a BMW tenha coragem de continuar a oferecer um carro assim.
Atualmente, estão trabalhando a todo vapor na preparação da produção na planta mexicana em San Luis Potosi, onde todos os novos Série 2 estão saindo da linha de montagem. O lançamento no mercado é no início de 2022.
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