Se a BMW é o que é no mercado brasileiro, deve agradecer muito ao Série 3. Em meados dos anos 1990, a geração E36 se tornou o sonho de consumo da alta sociedade e não é raro cruzar com alguma unidade dessa época ainda rodando e com preços em valorização. Em 2014, o sedã ganhou cidadania brasileira com a produção em Araquari, Santa Catarina, na geração F30.
A atual geração é a G20, a sétima desta linhagem, e tem muito do Brasil em sua vida. Este é o BMW 320i Flex M Sport, que é produzido em Santa Catarina, tem motor que aceita etanol e gasolina e pode ser aberto e ligado pelo iPhone ou Apple Watch em um sistema que envolveu engenharia brasileira na jogada. Mais do que um belo corpo, aparentemente ele tem orgulho de nascer por aqui.
![BMW 320i M Sport 2021 (Teste BR)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Um Série 3 sempre será um Série 3. Mesmo com a onda de SUVs, o sedã é o importado mais vendido do Brasil e abre uma boa vantagem até dentro do seu segmento que tem concorrentes fortes como o Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e Volvo S60. Nesta geração, a plataforma CLAR deu uma base melhor ainda e que explica esse sucesso todo, mesmo falando de uma versão "de entrada" com menos potência.
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Apesar de todo esse visual do pacote M Sport, com direito a rodas de 19" e um bodykit mais esportivo, o motor 2.0 turbo (B48B20) mantém os 184 cv e 30,6 kgfm de torque dos demais 320i - é inclusive uma versão bastante parecida com a do a combustão que está no híbrido 330e, que muda o ciclo de combustão de Otto para Miller para ser mais eficiente. Pode não parecer muito pra um 2.0 turbo, mas está longe de fazer o 320i perder o brilho, trabalhando bem com o câmbio automático de 8 marchas e a tão apreciada tração traseira.
Galeria: BMW 320i M Sport 2021 (Teste BR)
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O 320i é o BMW "mais barato" em nosso mercado. Até mesmo os Série 1, Série 2 e X1 são mais caros em suas versões de entrada. Mesmo assim, não é pouco dinheiro, já que o 320i GP 2022 hoje custa R$ 267.950 (única versão com ano/modelo 2022), enquanto a M Sport, como testada, já chega aos R$ 274.950. Isso até ajuda a explicar como o Série 3 é o modelo mais vendido da marca no Brasil.
Mas outros aspectos também ajudam. Por fora, o design chama a atenção pelo tradicional estilo e requinte que um Série 3 tem desde sempre. Faróis fullLED, a grade "duplo rim" em tamanho aceitável (viu, M3...) e estilo reforçado pelo kit M Sport, com as rodas de 19" de talas diferentes na dianteira e traseira e parachoques maiores, além da dupla saída de escape na traseira. É mais charmoso que o Audi A4, mais sóbrio, e mais atual que o Mercedes-Benz Classe C, que esperamos em sua nova geração ainda este ano por aqui. Eu o colocaria ao lado de um Volvo S60 neste quesito com o estilo sueco marcante.
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Mas é por dentro que o Série 3 marca sua presença. Seguindo como um BMW, os materiais são bons tanto ao toque quanto ao olhar, desde a alavanca de câmbio eletrônica, os comandos do sistema multimídia tanto pelo joystick quanto pelos comandos na tela ou por voz, ou o que a BMW chama de Live Cockpit Professional, com a tela multimídia de 10,3" e um painel de instrumentos em tela de 12,3" que muda seu visual conforme o modo de condução selecionado - que vai de Eco Pro, Comfort até Sport e Sport Plus. Olhe para o teto e, além do teto-solar, iluminação toda em LEDs e acabamento escurecido dão um toque esportivo.
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Mas é na posição de dirigir que o 320i não nega as origens. Os bancos, com ajustes elétricos até nas abas do assento e do encosto, te abraçam e te deixam em uma posição baixa (ou mais alta, depende da sua regulagem), com o volante e os pedais alinhados, com o acelerador instalado no piso, algo cada vez mais raro. A ergonomia é digna da engenharia alemã, afiada e com tudo na sua área de visão ou das mãos. Até mesmo os comandos do ar-condicionado de 3 zonas ficam em um lugar de fácil acesso e sem necessidade de deslocar o olhar. Bancos, volante e cintos de segurança são assinados pela M.
Parece pouco, mas não é!
Quem vê todo esse visual do BMW 320i M Sport até fica decepcionado ao ouvir que o 2.0 turbo tem apenas 184 cv. Afinal, é um motor moderno com direito a duplo comando variável, variador de abertura das válvulas (Valvetronic) na admissão e turbo de duplo fluxo, com menos potência que, por exemplo, o novo 1.3 turbo da Stellantis e seus 185 cv com etanol.
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O grande truque aparece nos 30,6 kgfm de torque e no câmbio de 8 marchas. O 320i tem força em baixas rotações e até faz esquecer a potência nas saídas de semáforo. É um motor com fôlego claramente limitado em baixas e programado para privilegiar a força, inclusive pela programação do câmbio, ajustado para trocas logo cedo e, nos modos Eco Pro e Comfort, imperceptíveis e quietas.
Não podemos chamar um sedã que faz de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos de lento. Pelo contrário, o BMW 320i tem quase o mesmo desempenho do Honda Civic Touring (173 cv no 1.5 turbo) e seus 7,6 segundos, porém lógico que perde para o 330i, versão que foi aposentada pelo 330e, e seus 258 cv e 40,8 kgfm de torque no motor 2.0 turbo com diversas mudanças e 6,1 segundos para chegar aos 100 km/h. O 320i até muda bastante seu comportamento no modo Sport Plus, com direito a trancos nas trocas de marchas e uma direção mais firme, junto com o acelerador consideravelmente mais sensível.
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Até que o fato do 320i ter menos potência ajuda explorar mais os limites do carro e do motorista. Equipado com a suspensão M Sport, 10 mm mais baixa e mais firme, faz curvas como nenhum concorrente consegue fazer e, sem precisar se preocupar com muita potência despejada no eixo traseiro, passa mais confiança para explorar a plataforma e, por exemplo, entrar mais rápido em uma curva para compensar a retomada mais lenta. O eixo dianteiro é afiado e responde a qualquer solicitação feita ao volante com uma precisão como um bom Série 3. É como se sobrasse carro pro motor.
Quer ver onde mais o 2.0 turbo vai bem? Apesar de ser flex, testamos o 320i com gasolina para ter base de comparação com seus concorrentes principais e chegamos a 11,7 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada, médias surpreendentes para um carro desse porte. Trabalhando "manso", ele também agrada pelo silêncio a bordo e ótimo isolamento acústico.
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Nem mesmo a suspensão esportiva M e as rodas de 19" com pneus de perfil baixo atrapalham o 320i M Sport. O sedã anda confortável e em poucos momentos deixa perceber que é um pouco mais firme que as demais versões, mas sem ser aquele carro chato para motorista e ocupantes. Só atenção para não raspar a frente nas valetas maiores ou rasgar um pneu de 19" nos imperdoáveis buracos das cidades.
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Outro ponto de atenção é o espaço. O BMW 320i tem bom espaço para os 4 ocupantes principais, com direito a zona de ar-condicionado exclusiva para o banco traseiro, mas um 5º passageiro não tem conforto pela parte mais alta do banco e pelo túnel e o porta-malas, com a instalação do estepe para o mercado brasileiro, vai de 480 litros na Europa para apenas 365 litros e com uma altura bem baixa - ao menos a tampa tem acionamento elétrico, mas o espaço é menor que de muito SUV compacto.
Bom brasileiro?
É compreensível os motivos pelos quais o BMW Série 3 vende tão bem. Na versão M Sport, tem som assinado pela Harman Kardon, partida e abertura de portas com chave virtual (para usuários de iPhone, que funciona muito bem), piloto automático adaptativo com alerta de saída de faixas, sensor de ponto-cego e o charme de um sedã vestido com o kit M Sport sem a grade exagerada dos novos M3.
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Também mantém uma dirigibilidade afiada mesmo não tendo o motor mais potente do segmento, que te dá em troca um bom consumo de combustível e muito conforto. É muito melhor que qualquer SUV na sua faixa de preços e ainda é um objeto de desejo principalmente aos que preferem os sedãs. Pena que não é mais tão "acessível" como já foi, mas ao menos evoluiu e parece ter orgulho de ser brasileiro.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com Brasil)
BMW 320i Flex 2.0T M Sport
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.998 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape e Valvetronic na admissão, injeção direta, turbo, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 184 cv de 5.000 a 6.500 rpm; Torque: 30,6 kgfm de 1.350 rpm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática com 8 marchas, tração traseira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 19" com pneus 225/40 (D) e 255/35 (T) R19 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.460 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.709 mm, largura 1.827 mm, altura 1.435 mm, entre-eixos 2.851 mm; |
CAPACIDADES | tanque 59 litros; porta-malas 365 litros |
PREÇO | R$ 253.950 (R$ 274.950 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (gasolina) | ||
---|---|---|
BMW 320i | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,4 s | |
0 a 80 km/h | 5,4 s | |
0 a 100 km/h | 7,7 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 5,5 s | |
80 a 120 km/h em S | 4,9 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 36,7 m | |
80 km/h a 0 | 23,6 m | |
60 km/h a 0 | 13,2 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 11,7 km/l | |
Ciclo estrada | 17,6 km/l |