A Toyota finalmente confirmou a data de lançamento global do novo Land Cruiser. O utilitário fará sua estreia no dia 9 de junho, posicionado como o maior e mais caro SUV da marca japonesa. Embora não tenha chances de ser vendido no Brasil, o veículo irá adiantar uma informação importante, pois seu motor deve ser usado na Hilux GR, versão esportiva da picape média.

Este vídeo de 6 segundos é o primeiro teaser oficial compartilhado pela marca por enquanto, cujo próprio título diz "Teaser 1". A Toyota deve divulgar mais vídeos conforme nos aproximamos do dia 9. A maioria dos detalhes sobre o Land Cruiser já foram revelados após um documento interno ter vazado há algumas semanas, contendo algumas especificações técnicas.

Next-Gen Toyota Land Cruiser Renderings
Next-Gen Toyota Land Cruiser Renderings

Mudando a plataforma TNGA-F, o Toyota Land Cruiser 300 perderá os motores V8 e será reduzido a um motor a gasolina V6 3.5 turbo e um V6 3.3 diesel. O primeiro terá uma potência de 414 cv e 71,3 kgfm de torque, canalizados por transmissão automática de dez marchas para ambos os eixos. 

No que diz respeito ao tamanho, dependerá da versão. O modelo GR Sport terá 4,96 metros de comprimento, e um das variantes mais caras pode estender o veículo para 4,98 m. Esta nova geração terá 1,94 m de altura e 1,99 m de largura no caso do GR Sport. Todas as versões terão um entre-eixos de 2,85 m.

Foi confirmada a adição de um teto feito em alumínio, e os ângulos de entrada e saída, assim como a distância em relação ao solo, foram em grande parte trazidos do atual LC200. O tanque de combustível é 15 litros menor para reduzir o peso, já que os motores V6 não bebem tanto quanto os V8 da antiga versão. O SUV com construção de carroceria sobre chassi também pode servir como uma prévia do que podemos esperar da nova Hilux, que deve usar da mesma plataforma e tem lançamento esperado entre 2023 e 2024.

Diversos flagras revelaram o design exterior do Land Cruiser com um visual mais moderno, sem fugir muito da fórmula do utilitário. Seu interior deve passar por mudanças importantes, com a inclusão de uma central multimídia de 12,3 polegadas, sistema de áudio JBL com 14 alto-falantes e a adoção de duas telas nos bancos traseiros de 11,6 polegadas.

Alguns dos equipamentos que já foram confirmados incluem um head-up display e ar-condicionado automático de quatro zonas, e a opção de incluir uma câmera na parte de baixo da carroceria. A versão GR Sport é aparentemente o único modelo da linha do Land Cruiser LC300 a ostentar um sistêmia de suspensão com ajuste dinâmico e diferencial blocante nos dois eixos.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com