A Chevrolet está mais uma vez interrompendo a produção do Corvette por conta de um problema de fornecimento de peças mas, desta vez, a General Motors afirma que não tem nada a ver com a atual escassez de semicondutores. A falta de chips tem afetado toda a indústria e fez com que diversas fabricantes paralisassem suas linhas de montagem diversas vezes.
Em entrevista ao Motor1.com, o porta-voz da Chevrolet, Trevor Thompkins, explica que se trata de um problema temporário: "Posso confirmar que a Bowling Green Assembly (fábrica do Corvette em Kentucky) não iniciará a produção na semana de 24 de maio. Nossa cadeia de suprimentos, fabricação e equipes de engenharia estão trabalhando em estreita colaboração com nossa base de fornecimento para mitigar qualquer impacto adicional na produção, e esperamos que a planta retome as operações normais na terça-feira, 1º de junho".
"A escassez de material não está relacionada ao problema global do chip semicondutor. Nenhum detalhe adicional está disponível no momento", acrescenta.
No final de fevereiro, a Chevrolet anunciou uma pausa na produção do Corvette entre os dias 1 a 5 de março. O problema na época era a falta de disponibilidade de componentes de transmissão. A montagem já havia parado entre 29 de janeiro a 16 de fevereiro, porém a razão não foi revelada além de um problema da cadeia de suprimentos, que não estavam relacionados à escassez global de chips.
A fábrica de Bowling Green, nos Estados Unidos, com certeza está bem ocupada, ainda mais porque rumores apontam que a Chevrolet estaria construindo unidades de pré-produção do Corvette Z06 por lá. Os engenheiros já estão testando o veículo em vias públicas e há boatos de que a versão finalizada deve estrear em julho.
A informação que temos até ao momento é de que o Z06 utiliza uma versão do motor 5.5 V8 do carro de corrida C8.R, porém com duplo comando varável de válvulas. O motor supostamente alcança 9.000 rpm e pode gerar 625 cv. Manterá a transmissão de dupla embreagem e 8 marchas, mas com atualizações para suportar a potência maior.
Já no Brasil, a crise de falta de peças também atingiu a fábrica de São Caetano do Sul (SP), responsável por Tracker, Onix Joy, Onix Plus Joy e Spin. A paralisação da produção começa dia 31 de maio, com parte do turno noturno, com exceção da funilaria e pintura. Depois disso, o complexo terá sua produção suspensa por completo no dia 21 de junho, com previsão de volta para 2 de agosto.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: novo Chevrolet Corvette Zora terá 1.200 cv
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Corvette ZR1 alcança 374 km/h e é o Chevrolet mais rápido da história
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra mostra o inédito Corvette Zora em testes do sistema híbrido