Em alta pelo 2º mês seguido, o mercado de veículos novos na Alemanha encerrou o mês de abril com 229.650 unidades comercializadas, 90% a mais do que há um ano. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, no entanto, houve uma retração de 26,1% frente ao mesmo período de 2019.
Já o acumulado de 2021 chegou a 886.102 unidades, alta de 7,8% frente a 2020, mas 30,9% inferior ao registrado nos 4 primeiros meses do ano anterior, segundo o Best Selling Cars Blog. A Volkswagen, com 43.230 unidades, assegurou a liderança com quase 19% de Market share. Mercedes-Benz e Audi completaram o pódio separadas por aproximadamente 1,5 mil unidades (21.992 x 20.441).
POS. | MARCA | ABR.21 | % MERCADO 2021 | ABR.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW | 43.230 | 18,8% | 20.741 | 17,2% | 108,4% |
2º | MERCEDES-BENZ | 21.992 | 9,6% | 8.508 | 7,0% | 158,5% |
3º | BMW | 20.441 | 8,9% | 12.410 | 10,3% | 64,7% |
4º | AUDI | 16.807 | 7,3% | 8.969 | 7,4% | 87,4% |
5º | OPEL | 14.149 | 6,2% | 5.153 | 4,3% | 174,6% |
6º | SKODA | 13.617 | 5,9% | 7.227 | 6,0% | 88,4% |
7º | FORD | 11.917 | 5,2% | 9.311 | 7,7% | 28,0% |
8º | SEAT | 8.979 | 3,9% | 4.827 | 4,0% | 86,0% |
9º | RENAULT | 8.871 | 3,9% | 4.742 | 3,9% | 87,1% |
10º | HYUNDAI | 7.645 | 3,3% | 3.253 | 2,7% | 135,0% |
11º | FIAT | 7.109 | 3,1% | 3.788 | 3,1% | 87,7% |
12º | TOYOTA | 6.076 | 2,6% | 3.780 | 3,1% | 60,7% |
13º | KIA | 5.441 | 2,4% | 3.158 | 2,6% | 72,3% |
14º | PEUGEOT | 5.301 | 2,3% | 2.373 | 2,0% | 123,4% |
15º | CITROËN | 4.739 | 2,1% | 2.202 | 1,8% | 115,2% |
16º | MINI | 4.033 | 1,8% | 2.248 | 1,9% | 79,4% |
17º | MAZDA | 3.386 | 1,5% | 1.370 | 1,1% | 147,2% |
18º | VOLVO | 3.386 | 1,5% | 2.462 | 2,0% | 37,5% |
19º | MITSUBISHI | 2.773 | 1,2% | 2.641 | 2,2% | 5,0% |
20º | NISSAN | 2.673 | 1,2% | 1.086 | 0,9% | 146,1% |
... | ... | ... | ... | ... |
| ... |
| TOTAL | 229.650 | 100,0% | 120.840 | 100,0% | 90,0% |
| ACUMULADO | 886.102 | 100,0% | 822.202 | 100,0% | 7,8% |
O VW Golf (7.203) confirmou novamente sua liderança no ranking, mas perdendo espaço a cada mês. Em 2020, por exemplo, o modelo assegurou 4,7% de participação, contra 3,1% em abril – segundo o BSCB, não há registro de market share tão baixo para o modelo há muito tempo. Com isso, a vantagem sobre o VW Tiguan foi inferior a 1,7 mil unidades.
Com o T-Roc (4.901) em 3º - aparentemente o grande beneficiário com a retração do Golf -, a Volks chegou ao 4º mês consecutivo dominando o pódio. Na quarta posição, o Opel Corsa (4.596) foi seriamente ameaçado pela Fiat Ducato (4.588) em seu 2º top 5 no ano, com vendas ampliadas pela temporada de verão e o consequente aumento na demanda por motorhomes. Aposentado por aqui, o VW up! (3.801) conquistou seu 4º top 10 seguido.
Ainda sem corresponder à aposta da marca, o VW ID.3 (2.264) foi apenas o 26º, ficando atrás do Hyundai Kona (2.274). Apenas 2 modelos entre os 50 mais vendidos registraram queda no período: o Ford Focus (2.831, -5,5%) e o BMW X3 (1.801, -21,5%). Em momento de transição para a chegada da nova geração às lojas, o Mercedes-Benz Classe C (1.270) ficou fora do top 50.
POS. | MODELO | ABR.21 | % MERCADO 2021 | ABR.20 | % MERCADO 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | VW GOLF | 7.203 | 3,1% | 5.681 | 4,7% | 26,8% |
2º | VW TIGUAN | 5.567 | 2,4% | 2.757 | 2,3% | 101,9% |
3º | VW T-ROC | 4.901 | 2,1% | 2.109 | 1,7% | 132,4% |
4º | OPEL CORSA | 4.596 | 2,0% | 1.564 | 1,3% | 193,9% |
5º | FIAT DUCATO | 4.588 | 2,0% | 2.429 | 2,0% | 88,9% |
6º | VW PASSAT | 4.320 | 1,9% | 1.962 | 1,6% | 120,2% |
7º | MINI | 4.033 | 1,8% | 2.248 | 1,9% | 79,4% |
8º | BMW SÉRIE 3 | 3.984 | 1,7% | 2.123 | 1,8% | 87,7% |
9º | SKODA OCTAVIA | 3.934 | 1,7% | 1.987 | 1,6% | 98,0% |
10º | VW UP | 3.801 | 1,7% | 819 | 0,7% | 364,1% |
11º | MERCEDES GLC | 3.477 | 1,5% | 1.041 | 0,9% | 234,0% |
12º | OPEL ASTRA | 2.852 | 1,2% | 1.122 | 0,9% | 154,2% |
13º | AUDI A6 | 2.847 | 1,2% | 1.381 | 1,1% | 106,2% |
14º | FORD FOCUS | 2.831 | 1,2% | 2.995 | 2,5% | -5,5% |
15º | VW TRANSPORTER | 2.820 | 1,2% | 1.154 | 1,0% | 144,4% |
16º | MERCEDES CLASSE A | 2.766 | 1,2% | 1.032 | 0,9% | 168,0% |
17º | VW POLO | 2.728 | 1,2% | 1.714 | 1,4% | 59,2% |
18º | VW T-CROSS | 2.591 | 1,1% | 1.067 | 0,9% | 142,8% |
19º | AUDI A3 | 2.576 | 1,1% | 1.510 | 1,2% | 70,6% |
20º | AUDI A4 | 2.401 | 1,0% | 1.525 | 1,3% | 57,4% |
21º | BMW SÉRIE 5 | 2.391 | 1,0% | 1.158 | 1,0% | 106,5% |
22º | SEAT LEON | 2.386 | 1,0% | 1.369 | 1,1% | 74,3% |
23º | BMW X1 | 2.336 | 1,0% | 1.169 | 1,0% | 99,8% |
24º | BMW SÉRIE 1 | 2.311 | 1,0% | 1.306 | 1,1% | 77,0% |
25º | HYUNDAI KONA | 2.274 | 1,0% | 750 | 0,6% | 203,2% |
26º | VW ID.3 | 2.264 | 1,0% | 0 | 0,0% | - |
27º | FORD KUGA | 2.237 | 1,0% | 406 | 0,3% | 451,0% |
28º | MERCEDES CLASSE V | 2.211 | 1,0% | 768 | 0,6% | 187,9% |
29º | FIAT 500 | 2.160 | 0,9% | 773 | 0,6% | 179,4% |
30º | RENAULT CAPTUR | 2.159 | 0,9% | 1.118 | 0,9% | 93,1% |
31º | FORD PUMA | 2.142 | 0,9% | 726 | 0,6% | 195,0% |
32º | MERCEDES CLASSE E | 2.138 | 0,9% | 811 | 0,7% | 163,6% |
33º | VW CADDY | 2.137 | 0,9% | 1.469 | 1,2% | 45,5% |
34º | MERCEDES CLA | 2.016 | 0,9% | 545 | 0,5% | 269,9% |
35º | KIA CEED | 1.970 | 0,9% | 1.282 | 1,1% | 53,7% |
36º | BMW SÉRIE 2 | 1.949 | 0,8% | 1.034 | 0,9% | 88,5% |
37º | AUDI Q3 | 1.887 | 0,8% | 1.109 | 0,9% | 70,2% |
38º | BMW X3 | 1.801 | 0,8% | 2.293 | 1,9% | -21,5% |
39º | MERCEDES CLASSE B | 1.774 | 0,8% | 387 | 0,3% | 358,4% |
40º | MERCEDES GLA | 1.773 | 0,8% | 215 | 0,2% | 724,7% |
41º | SKODA KAMIQ | 1.772 | 0,8% | 773 | 0,6% | 129,2% |
42º | OPEL CROSSLAND X | 1.760 | 0,8% | 662 | 0,5% | 165,9% |
43º | SEAT ATECA | 1.743 | 0,8% | 1.047 | 0,9% | 66,5% |
44º | RENAULT CLIO | 1.702 | 0,7% | 1.077 | 0,9% | 58,0% |
45º | VW TOURAN | 1.698 | 0,7% | 1.167 | 1,0% | 45,5% |
46º | FORD TRANSIT | 1.677 | 0,7% | 1.116 | 0,9% | 50,3% |
47º | TOYOTA YARIS | 1.670 | 0,7% | 852 | 0,7% | 96,0% |
48º | SMART FORTWO | 1.652 | 0,7% | 204 | 0,2% | 709,8% |
49º | SKODA KAROQ | 1.638 | 0,7% | 1.222 | 1,0% | 34,0% |
50º | SKODA SUPERB | 1.616 | 0,7% | 1.062 | 0,9% | 52,2% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog