A versão mais endiabrada do Mini Cooper acaba de ser anunciada no Brasil! Estamos falando do novo John Cooper Works 2022, que acaba de ter sua pré-venda anunciada em todas concessionárias da marca no país. O hatch esportivo chega com 231 cv e preço de R$ 269.990, além de visual exclusivo e credenciais para reinar sozinho entre os hot hatches, segmento cada vez mais esquecido por aqui.

Debaixo do capô, o Mini JCW mantém o mesmo motor quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina, que rende 231 cv a 5.200 rpm e 32,6 kgfm de torque, que aparece desde as 1.450 rotações (mérito da tecnologia TwinPower Turbo, com dois turbos idênticos de baixa inércia). Com esse conjunto mecânico e transmissão automática de 8 marchas, a Mini promete aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 246 km/h. Boa notícia também é que o Mini JCW também tem opção de câmbio manual de 6 velocidades para os entusiastas, que por sua vez cumpre o 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

Galeria: Mini John Cooper Works 2022

Além do motor, ele traz ainda uma nova suspensão adaptativa, que conta com uma válvula adicional que suaviza os picos de pressão dentro do amortecedor quando se roda sobre vias remendadas (que gera os solavancos). A marca garante ainda que a suspensão tem força de amortecimento 10% maior do que o Mini JCW antigo - o que em tese deixa o hot hatch, que tem fama de ter suspensão bastante rígida, mais utilizável no uso diário. É novidade também o novo sistema de escape esportivo com duas ponteiras de aço inox de 85 mm (que garante os estampidos nas trocas de marcha), além do sistema de freios com quatro pistões e discos ventilados da Brembo.

Pulando para o visual, o destaque fica para a dianteira, que recebeu a maior parte das novidades. A grade frontal foi redesenhada e agora está maior, enquanto os para-choques também foram remodelados e passam a trazer novas entradas de ar nas extremidades para garantir um resfriamento mais eficiente para o motor e os freios. Características da versão, as escotilhas laterais também mudaram, idem para as novas rodas de liga-leve de 17 polegadas pintadas de preto. Há opção de rodas aro 18 pintadas em dois tons e calçadas com pneus Run Flat (como as de 17”). Já na traseira continua a dupla saída de escape central, mas que traz um novo difusor.

Mini John Cooper Works 2022

Como é a cabine?

Indo da carroceria para o interior, o destaque são os novos volante JCW em couro, bancos tipo concha revestido em Alcantara e a nova central multimídia redesenhada com tela de 8,8 polegadas, que tem também sistema operacional atualizado e com gráficos mais bonitos. Nele, é possível mudar as cores do painel de instrumentos e da tela central quando os modos de condução são alterados, com o modo “Lounge” exibindo a cor azul e o modo “Sport” mudando para vermelho a ambientação da cabine. Aliás, quando o modo esportivo é ativado, o funcionamento do pedal do acelerador, regulagem dos amortecedores e do sistema de freios são reconfigurados.

Entre os equipamentos, destaque para o alerta de saída de faixa com vibração no volante, frenagem automática entre 5 km/h e 60km/h, assistente de estacionamento, farol alto com comutador automático, limpador do para-brisa com funcionamento automático, faróis com acendimento automático e serviço Mini Connected gratuito por 3 anos, que inclui serviços de concierge, suporte a Apple CarPlay, informações do trânsito, previsão do tempo e mais.

Produzido em Oxford, no Reino Unido, o novo Mini John Cooper Works virá importado nas novas variantes Azul Island e Cinza Rooftop, além das cores Vermelho Chili, Cinza Moonwalk, Verde Rebel, Preto Enigmatic, Branco Pepper, Preto Midnight, Verde British Racing IV e Prata Claro. O teto é sempre vermelho, enquanto o modelo com carroceria preta vem com teto pintado na cor Vermelho Chili.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com