Famoso por combinar esportividade e usabilidade como poucos carros no mundo, o Volkswagen Golf GTI traz uma legião de fãs há 45 anos. E podemos dizer que potência e um acerto dinâmico mais refinado nunca é demais, já que não passou nem um ano que a oitava geração do Golf GTI foi lançada na Europa para ele ganhar uma preparação de alto nível de uma empresa na Alemanha, a Manhart. O resultado? Visual com cara de poucos amigos e 290 cv de potência!

Preparado com base no Golf GTI padrão, o hatch conta com um motor 2.0 turbo a gasolina - que recebeu o módulo MHTronik desenvolvido pela preparadora Manhart. Com isso, ele passou dos já bons 245 cv e 41,2 kgfm de torque para 290 cv e 43,3 kgfm, ou seja, o GTI ganhou 45 cv e 2,1 kgfm de torque (números próximo a versão GTI Clubsport, por exemplo). Nada mal para uma preparação basicamente eletrônica – que há alguns anos começou a ganhar bastante popularidade no Brasil. A Manhart não divulgou os números de desempenho, mas é previsto que o modelo modificado baixe o tempo atual de 6,3 segundos no 0 a 100 km/h e a velocidade máxima de 250 km/h.

Galeria: Volkswagen Golf GTI 290 Manhart

Além do remap no motor, o Golf GTI 290 Manhart recebeu novas molas da grife H&R que reduziu a altura do carro em 40 milímetros, além de um novo ajuste de suspensão. Caso o cliente queira, a empresa pode modificar também os freios e o sistema de escape sob encomenda. Soma-se ao pacote de mudanças as novas rodas de 19 polegadas pintadas de preto e calçadas com pneus 225/35, novo difusor traseiro com saída de escape dupla e carroceria com acabamento vermelho nas entradas de ar na dianteira, na lateral e no difusor traseiro. Há também faixas pretas com linhas vermelhas no capô, teto e tampa do porta-malas.

Manhart VW Golfe GTI 290

Já pulando para a cabine, a preparadora alemã optou pela (quase) total originalidade, a não ser por um toque especial: o teto, que traz diversos pontos de LED para simular a vista de um céu estrelado. Isso talvez não agrade todos os compradores, mas é uma questão de gosto – e de clara inspiração nos carros da Rolls-Royce, que dispõem desse mesmo efeito no forro do teto.

Dessa forma, quem tiver na garagem um Golf GTI desse na Europa e quiser adquirir o pacote de preparação da Manhart, terá que desembolsar 6.127 euros, nada menos do que R$ 40.049 em conversão direta. E isso sem contar a mão de obra. Curtiu?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com