Se você ver o novo Rolls-Royce Ghost 2021 nas ruas, não será difícil confundi-lo com o anterior. Produto que mais vendeu na história da marca, o Ghost é muito importante e por isso os designers alteraram levemente a fórmula. Mesmo assim, as únicas peças compartilhadas entre eles são o porta guarda-chuvas nas portas e o ornamento clássico Spirit of Ecstasy no capô.
Os engenheiros, no entanto, ficaram livres para melhorar e atualizar o modelo de entrada da Rolls-Royce - além disso, a plataforma de BMW já tinha dado o que podia. Enquanto o anterior usava bastante do Série 7 antigo, o Ghost 2021 já vem com a nova plataforma, a Rolls-Royce Architeture of Luxury - uma variação da base vinda do SUV Cullinan e do sedã de topo da marca, o Phantom. Nos EUA, o preço inicial é de US$ 332.500 (ou US$ 20.600 a mais que o anterior) e, de acordo com o Diretor de Vendas, Planejamento e Operações para as Américas, Martin Fritsches, cerca de 100 unidades já foram encomendadas.
Em conversa com o Motor1.com, o executivo adiantou que as encomendas também já podem ser feitas no Brasil, com o preço começando por volta de R$ 4 milhões (dependendo das escolhas que o cliente fizer para seu exemplar). Se pedir o seu agora, a previsão de entrega é para o fim de março de 2021.
Seguindo as linhas minimalistas do Ghost, a Rolls-Royce teve bastante sucesso nesta mudança. Ele perdeu a grade do radiador icônica da marca. Essa escolha forçou o Spirit of Ecstasy a sair do ornamento cromado anterior e agora ficar na ponta do capô.
O restante do Ghost 2021 é similar ao anterior, com algumas pequenas diferenças. A dianteira é mais suave, com uma entrada de ar em apenas uma peça de ponta a ponta. Ele perdeu as luzes de direção separadas e agora os faróis remetem ao Phantom. A grade menor e mais suave é acompanhada por um conjunto de LEDs que podem iluminar a peça por trás - os designers quiseram dar um destaque para a peça clássica da marca.
Visto de lado, o Rolls-Royce Ghost 2021 manteve a silhueta. As linhas laterais remetem a um design de barcos, mas por outro lado, ele não abusa dos traços - e isso é bom. A marca diz que as janelas dianteiras e traseiras são proporcionais. A coluna C ficou maior, mantendo a privacidade de quem preferir ser conduzido no banco de trás.
Outras pequenas mudanças de estilo incluem um caimento suave do teto, lanternas traseiras angulares e um acabamento na tampa traseira que remete ao Phantom. Detalhes menores, como o acabamento das janelas e as novas rodas, completam as mudanças externas do Ghost - no geral, o sedã é limpo e suave.
O Ghost 2021 não divide muito com o sedã anterior, principalmente no interior. Ele abandona o estilo quadrado e assume um design mais minimalista, até mais que os atuais Phantom e Cullinan. Enquanto o painel usa diversos elementos verticais nas extremidades, eles agora são mais integrados ao mais largo e reto topo do painel.
As portas usam um acabamento que remetem a asas, como no Phantom, e no sedã menor a parte baixa do painel é menos monótona, dando um estilo mais arejado. O console central do Ghost é melhor integrado, além de mais moderno.
No console também está o controle do mais recente sistema multimídia da marca (é o BMW iDrive, mas com gráficos específicos para a Rolls-Royce), além de um painel totalmente digital com um estilo vintage, clássico. A marca não falou o tamanho das telas, mas parecem ser grandes o suficiente para serem funcionais. Claro, a Rolls não abandona totalmente suas raízes, com mostradores analógicos em um pequeno espaço no painel.
Uma das partes nas quais os designers mais dedicaram tempo foi no painel. Quando o carro está desligado, parece uma grande peça preta com acabamento em madeira logo abaixo. Mas quando ligado, tudo se acende, inclusive o nome Ghost cercado por mais de 850 "estrelas".
Como nada na Rolls-Royce é simples, esse acabamento iluminado não é apenas uma tela escondida em um painel transparente. Os pontos e os escritos estão cravados em uma peça em black piano com um verniz escuro que esconde tudo quando apagado. E esta peça é acabada com uma leve camada de verniz que é polido até a uniformidade.
Enquanto os novos modelos da marca têm fechamento das portas elétrico, o Ghost tem também a abertura. Basta o ocupante acionar o sistema por dentro do carro que ele se ativa, assim como se fizer a mesma operação pela maçaneta externa.
Se por dentro e por fora o Ghost já parece incrível, espere até ver a mecânica. Ele ainda usa um motor V12, mas agora com 6.8 litros, 571 cv de potência e 86,7 kgfm de torque. O novo V12 é mais potente e tem mais torque que o anterior 6.6 litros, e leva o sedã aos 100 km/h em 4,6 segundos. A transmissão é automática de 8 marchas com tração integral.
O mais importante: o Ghost 2021 abandona a antiga base do BMW Série 7 e usa a nova plataforma da marca. Isso atualizou o modelo com uma nova suspensão dianteira, com maior estabilidade, além da possibilidade de acerto que privilegia o conforto sem prejudicar a dinâmica.
Exclusiva da Rolls-Royce, a suspensão usa um sistema de bolsas de ar controladas por um sistema eletrônico inclusive para os amortecedores. O conjunto trabalha com informações dadas por um recurso que prevê o tipo de estrada que ele irá passar e lê o tipo de asfalto com uma câmera de alta definição, calibrando cada roda individualmente para preparar para algum impacto. Até a transmissão está guiada pelo GPS para dar mais conforto, fazendo as trocas nas horas certas.
Mesmo sendo um modelo de entrada, tabelado a US$ 332.500, o Ghost ainda é um objeto para ricos e muito ricos.
E, temos que admitir, é difícil imaginar quais consumidores vão optar pelo Ghost se têm o maior e mais imponente Cullinan por um pouco a mais - US$ 250 nos EUA. Apesar de menor em dimensões, o SUV tem mais espaço interno e porta-malas. Claro que um SUV nunca terá o estilo e luxo de um sedã. O Ghost é mais estiloso e atraente que o Cullinan, além de trazer diversas tecnologias.
Texto atualizado às 15h15 com a informação sobre preço e data prevista de chegada ao Brasil
Colaborou: Daniel Messeder
Fotos: divulgação
Fonte: Rolls-Royce
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rolls-Royce Ghost 2025 renova design e tem 44.000 cores disponíveis
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Empresa faz carro funerário com Rolls-Royce e Mercedes "defunto"
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Esqueça o teto-solar: Rolls-Royce faz teto que imita eclipse solar
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Já dirigimos: Novo Rolls-Royce Ghost 2021 é tudo e mais um pouco