Aproximadamente dois anos depois da apresentação, o conceito SMV, da Volkswagen, finalmente se torna realidade na China. Em versão de produção, o protótipo acaba de dar origem ao SUV Talagon 2021, desenvolvido especificamente para o mercado local. Entre outros destaques, chama atenção pelo porte e por ser o maior veículo da marca produzido com base na plataforma modular MQB.

Ao todo, o Talagon mede 5,15 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,79 m de altura e 2,98 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, outros gigante da Volks na China, o Teramont, mede 5,05 metros. Na prática, poucos SUVs no mercado são maiores que o Talagon - Chevrolet Tahoe, GMC Yukon e Cadillac Escalade, por exemplo.

Galeria: Volkswagen Talagon 2021

Desenvolvido pela joint venture local VW-FAW, o Talagon é o maior SUV do grupo Volkswagen baseado na plataforma MQB. Curioso notar que a mesma arquitetura também é adotada por modelos significativamente menores, como Audi A1, Seat Ibiza e VW Polo, que usam a versão MQB A0. No caso do Talagon, é usada a configuração MQB Evo (maior, mais sofisticada e adequada à proposta).

Na cabine, espaçosa e refinada, traz como destaques iluminação ambiente, bancos revestidos em couro, telas digitais para quadro de instrumentos e sistema de entretenimento, console central flutuante e um enorme teto solar que se estende pelas duas primeiras filas de assentos (há capacidade para levar até 6 ou 7 passageiros).

Sob o capô, a principal oferta de motorização diz respeito ao propulsor 2.5 V6 turbo a gasolina com potência de 299 cv e torque de 50,1 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, com tração integral 4Motion.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com