Quando a Volkswagen revelou o gigantesco Atlas, imaginávamos que seria o limite entre os SUVs da marca alemã. Parece que os executivos não pensam o mesmo, pois trabalham em mais um crossover, o Talagon. Revelado na China por imagens de registro no governo local, o grandalhão mede absurdos 5,152 metros de comprimento, superando o Atlas e seus 5,040 m. Tudo indica que será um modelo exclusivo para o mercado chinês.

O Volkswagen Talagon é praticamente a versão de produção do conceito SMV, revelado há dois anos quando a marca também apresentou o Tharu, primo chinês do nosso Taos. Será produzido pela joint-venture com a FAW como uma alternativa ao Teramont/Atlas e, ao mesmo tempo, irá substituir a minivan Routan, com estreia prevista para abril.

Galeria: Volkswagen Talagon 2022

Como as imagens são da homologação do carro, não sabemos como será o interior do Talagon, tendo apenas imagens do carro por fora. Seu estilo frontal lembra um pouco o Taos, usando uma grade mais fina e que é dividida por uma barra que vaz uma ligação com as luzes diurnas em LED. Um detalhe interessante é a trazeira, com uma lanterna única bem fina atravessando o porta-malas, lembrando muito o estilo dos carro da Porsche.

Quando olhamos de lado, fica um pouco mais claro como o Talagon tem um pouco de parentesco com a Routan pelo formato da parte traseira e o formato do teto, lembrando a minivan por não usar ângulos retos como nos outros SUVs da marca. A traseira longa é algo bom, pois o carrosover será oferecido com uma terceira fileira de assentos.

Mede 5,152 metros de comprimento, o que são 11,3 cm mais do que o Atlas/Terramont antes da reestilização. Tem 2,002 m de largura, 1,989 m de altura e um entre-eixos de 2,98 m. Como comparação, o Tiguan AllSpace R-Line, maior crossover da marca vendido no Brasil, tem 4,705 m de comprimento e um entre-eixos de 2,790 m.

Os documentos do governo chinês mostram que o Talagon terá somente o motor 2.0 turbo, nas versões de 186 cv e 220 cv, usando uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira ou integral 4Motion como opcional. Há rumores sobre uma variante com o 2.5 V6 de 299 cv, mas nada confirmado neste momento.

O Volkswagen Talagon deve ser uma oferta exclusiva para a China, não chegando nem mesmo à Europa. E, mesmo que fosse um modelo global, as chances de aparecer no Brasil é nula. Pablo Di Si, presidente da VW na América Latina, comentou em uma entrevista anterior que não via espaço para um crossover acima do Tiguan por conta de seu tamanho. E, com o real cada vez mais desvalorizado, o carro chegaria ao país a um preço proibitivo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com