Acho que todos concordamos que a Peugeot fabrica alguns dos carros mais atraentes do mercado, sejam eles hatchbacks, como o 208 e 308, SUVs como o 2008 e 3008, ou o sedã 508. Este último também é oferecido em uma linda carroceria em forma de perua, e é por este motivo que há grandes esperanças de que o 308 de teto longo ganhe um visual igualmente atraente.
Tendo visto o novo 308 hatchback compacto, há razões suficientes para acreditar que sua versão station wagon também será um agrado aos olhos. O novo carro de cinco portas foi revelado há pouco mais de uma semana, mas já temos uma versão não oficial do modelo de produção, criado por um artista independente do site russo Kolesa.
Nem é necessário mencionar que o principal motivo pelo qual alguém escolheria a perua ao invés do hatch é pela capacidade maior de carga. O novo 308 é muito mais necessário considerando que o volume do porta-malas disponível no modelo normal caiu um pouco, de 420 litros para 412 litros. É um pouco incomum que um carro novo ofereça menos espaço na traseira do que seu antecessor, especialmente porque o Peugeot 308 de 2022 cresceu em tamanho.
Considerando que o antigo 308 SW oferecia enormes 660 litros, o tamanho da carroceria do novo modelo deve compensar este problema. Mesmo que o número diminua um pouco, como foi o caso do hatch, a próxima geração deve oferecer espaço suficiente para uma família inteira e suas bagagens. Imagens feitas por espiões revelaram que o novo modelo terá uma extremidade traseira quadrada com uma linha de teto relativamente alta, o que deve ajudar a maximizar a quantidade de espaço atrás do banco traseiro.
A Peugeot deve lançar o hatchback 308 reformado na Europa a partir do segundo semestre deste ano. Temos razões suficientes para acreditar que a perua deve vir logo em seguida, possivelmente antes do final de 2021. Diversos relatórios afirmam que também haverá um terceiro estilo de carroceria na forma de um sedã mais alto, com uma linha de teto que remete a um cupê. Deve vir à tona em 2022, com a mesma motorização a gasolina, híbrido plug-in e diesel, assim como os modelos tradicionais do 308.
O que a linha 308 não receberá é um modelo de desempenho, já que a Peugeot recentemente declarou que o mercado de hot hatch é muito pequeno para construir um business case para um novo GTi. Isso também significa que não haverá uma variante eletrificada do Peugeot Sport Engineered para seguir o 508 PSE, o carro de estrada mais potente de todos os tempos, de 355 cavalos de potência.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Kolesa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro do Ano 2022: Mustang Mach-E e Peugeot 308 estão na final
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Peugeot 308 2022: já dirigimos todas as versões
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Peugeot 308 que não foi lançado no Brasil é vendido em leilão
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Semana Motor1.com: novos 3008 e 308 SW, Maverick no Brasil e mais