País europeu mais afetado durante o início da pandemia da Covid-19 no ano passado, a Itália continua com vendas de veículos novos em baixa. De acordo com a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, foram comercializadas em fevereiro 142.998 unidades, 12,3% a menos do que há um ano. Este foi o 3º mês seguido com retração na casa dos 2 dígitos.
O acumulado, de 277.145 unidades, teve queda similar (-13,1%). Na disputa entre montadoras, as líderes Fiat (22.769) e VW (10.969) perderam 18% e 32% de seus compradores, respectivamente. Com isso, a Peugeot (10.671) entrou de vez na briga pela 2ª posição. No top 10, aliás, apenas Citroën (8.243) e Toyota (7.969) cresceram nos últimos 12 meses.
POS. | MARCA | FEV.21 | % MERC. FEV.21 | FEV.20 | % MERC. FEV.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT | 22.769 | 15,9% | 27.822 | 17,1% | -18,2% |
2º | VOLKSWAGEN | 10.969 | 7,7% | 16.215 | 9,9% | -32,4% |
3º | PEUGEOT | 10.671 | 7,5% | 10.822 | 6,6% | -1,4% |
4º | FORD | 9.623 | 6,7% | 10.793 | 6,6% | -10,8% |
5º | CITROËN | 8.243 | 5,8% | 8.033 | 4,9% | 2,6% |
6º | TOYOTA | 7.969 | 5,6% | 7.544 | 4,6% | 5,6% |
7º | OPEL | 6.671 | 4,7% | 6.981 | 4,3% | -4,4% |
8º | RENAULT | 6.577 | 4,6% | 9.884 | 6,1% | -33,5% |
9º | JEEP | 5.601 | 3,9% | 5.652 | 3,5% | -0,9% |
10º | AUDI | 5.554 | 3,9% | 5.849 | 3,6% | -5,0% |
11º | SUZUKI | 4.955 | 3,5% | 3.210 | 2,0% | 54,4% |
12º | BMW | 4.922 | 3,4% | 5.142 | 3,2% | -4,3% |
13º | DACIA | 4.508 | 3,2% | 4.280 | 2,6% | 5,3% |
14º | MERCEDES-BENZ | 3.875 | 2,7% | 4.797 | 2,9% | -19,2% |
15º | LANCIA | 3.866 | 2,7% | 5.948 | 3,6% | -35,0% |
16º | KIA | 3.723 | 2,6% | 4.556 | 2,8% | -18,3% |
17º | HYUNDAI | 3.611 | 2,5% | 3.562 | 2,2% | 1,4% |
18º | SKODA | 2.823 | 2,0% | 2.813 | 1,7% | 0,4% |
19º | NISSAN | 2.764 | 1,9% | 3.714 | 2,3% | -25,6% |
20º | SEAT | 1.972 | 1,4% | 2.886 | 1,8% | -31,7% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 142.998 | 100,0% | 163.124 | 100,0% | -12,3% |
| ACUMULADO | 277.145 | 100,0% | 318.991 | 100,0% | -13,1% |
Totalmente descolado dos demais – o 2º colocado, por exemplo, vendeu 3 vezes menos -, o Fiat Panda (13.492) respondeu por mais de 9% de tudo o que foi comercializado. A disputa pela vice-liderança, no entanto foi acirradíssima, com menos de 150 unidades separando o 2º do 5º colocados. Mesmo em baixa de 35%, foi o Lancia Ypsilon (3.866) o vencedor da batalha.
O maior destaque, no entanto, foi o 3º colocado: com 3.855 unidades, o Ford Puma, líder entre os SUVs / crossovers, jamais havia figurado no pódio italiano. Mostrando a boa receptividade da nova geração no continente e com um crescimento de quase 60%, o Toyota Yaris (3.741) veio bem pertinho, apenas 6 unidades à frente do Citroën C3 (3.735).
Atual queridinho dos ingleses – por lá, o modelo encerrou 2020 perto da liderança e já começou 2021 à frente -, o Opel Corsa (3.550) também registrou avanço. Não tanto quando os quase 67% do Peugeot 2008 (2.954), 12º colocado. Destaque negativo, o VW Polo (1.929) ficou fora do top 20 com a maior queda da lista (-38,6%).
POS. | MODELO | FEV.21 | % MERC. FEV.21 | FEV.20 | % MERC. FEV.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT PANDA | 13.492 | 9,4% | 14.507 | 8,9% | -7,0% |
2º | LANCIA YPSILON | 3.866 | 2,7% | 5.949 | 3,6% | -35,0% |
3º | FORD PUMA | 3.855 | 2,7% | 2.680 | 1,6% | 43,8% |
4º | TOYOTA YARIS | 3.741 | 2,6% | 2.352 | 1,4% | 59,1% |
5º | CITROËN C3 | 3.735 | 2,6% | 3.412 | 2,1% | 9,5% |
6º | OPEL CORSA | 3.550 | 2,5% | 3.096 | 1,9% | 14,7% |
7º | RENAULT CLIO | 3.458 | 2,4% | 4.301 | 2,6% | -19,6% |
8º | JEEP RENEGADE | 3.406 | 2,4% | 3.456 | 2,1% | -1,4% |
9º | FIAT 500X | 3.345 | 2,3% | 3.598 | 2,2% | -7,0% |
10º | FIAT 500 | 3.218 | 2,3% | 3.828 | 2,3% | -15,9% |
11º | PEUGEOT 208 | 3.207 | 2,2% | 3.395 | 2,1% | -5,5% |
12º | PEUGEOT 2008 | 2.954 | 2,1% | 1.771 | 1,1% | 66,8% |
13º | VW T-ROC | 2.467 | 1,7% | 3.294 | 2,0% | -25,1% |
14º | PEUGEOT 3008 | 2.348 | 1,6% | 2.874 | 1,8% | -18,3% |
15º | DACIA SANDERO | 2.267 | 1,6% | 1.710 | 1,0% | 32,6% |
16º | DACIA DUSTER | 2.259 | 1,6% | 2.453 | 1,5% | -7,9% |
17º | VW T-CROSS | 2.189 | 1,5% | 3.195 | 2,0% | -31,5% |
18º | JEEP COMPASS | 2.179 | 1,5% | 2.044 | 1,3% | 6,6% |
19º | FORD FIESTA | 2.162 | 1,5% | 3.095 | 1,9% | -30,1% |
20º | CITROËN C3 AIRCROSS | 2.160 | 1,5% | 1.912 | 1,2% | 13,0% |
21º | SUZUKI SWIFT | 2.107 | 1,5% | 945 | 0,6% | 123,0% |
22º | FIAT TIPO | 1.948 | 1,4% | 3.046 | 1,9% | -36,0% |
23º | VW POLO | 1.929 | 1,3% | 3.143 | 1,9% | -38,6% |
24º | VW TIGUAN | 1.881 | 1,3% | 1.969 | 1,2% | -4,5% |
25º | SUZUKI IGNIS | 1.806 | 1,3% | - | - | - |
26º | OPEL CROSSLAND X | 1.783 | 1,2% | 2.389 | 1,5% | -25,4% |
27º | RENAULT CAPTUR | 1.567 | 1,1% | 2.150 | 1,3% | -27,1% |
28º | FORD KUGA | 1.551 | 1,1% | - | - | - |
29º | BMW X1 | 1.506 | 1,1% | 914 | 0,6% | 64,8% |
30º | AUDI Q3 | 1.444 | 1,0% | 1.412 | 0,9% | 2,3% |
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook