O novo Peugeot 308 é inegavelmente um dos hatchbacks mais bonitos do mercado europeu. Com 225 cavalos de potência, o modelo híbrido plug-in não deixa a desejar em quesito de força, porém tudo indica que também será a variante mais potente da linha do hatch médio, pois a marca descarta criar uma opção esportiva.

Segundo uma publicação da revista britânica Top Gear, a Peugeot não deve fabricar o modelo do 308 GTI ou 308 Sport Engineered. A informação foi confirmada por Jerome Micheron, diretor de produto da Peugeot: “Se você olhar para o mercado de versões esportivas e para as regulamentações de CO2, ele entrou em colapso”, disse o executivo à reportagem.

Alguns rumores falaram sobre a possível vinda de um hot hatch PHEV com tração nas quatro rodas, baseado no novo 308. A ideia foi rapidamente descartada por Micheron, que declarou que a Peugeot "não enxerga um mercado" e que "adiciona peso extra" ao veículo. Ou seja, a versão plug-in de 228 cv permanecerá a topo de linha do 308.

Uma informação que ficou omissa no comunicado da Peugeot à imprensa no lançamento do novo 308 foi a possibilidade sobre uma versão totalmente elétrica. "Está no nosso roteiro", confirmou Micheron, mas a montadora pretende lançar a versão perua do 308 antes.

Ao iniciar o desenvolvimento, a montadora francesa teve que escolher entre duas plataformas disponíveis. A primeira opção era a CMP (também conhecida como EMP1), que a marca usa no novo 208. Mas, por conta das dimensões e ser considerada muito básica para o 308, a Peugeot acabou escolhendo usar uma versão modificada da EMP2, dando mais liberdade em termos de design, tecnologias e eletrificação.

O novo 308 será produzido na França e começará a chegar aos concessionários Peugeot em toda a Europa a partir do segundo semestre. O modelo não deve vir ao Brasil, onde o segmento dos hatches médios foi reduzido ao Chevrolet Cruze Sport6 e alguns modelos de marcas premium, como Audi A3 Sportback, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A.

Galeria: Peugeot 308 2021 - Fotos exclusivas

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com