Após muito tempo de especulação, agora temos uma informação oficial sobre o Volkswagen Polo 2022 reestilizado. A fabricante confirmou que fará sua apresentação e lançamento no 2º trimestre deste ano na Europa, porém sem dar detalhes sobre o mês exato para a estreia. Avistado em testes, o hatchback mostra que adotará linhas mais próximas da nova geração do Golf e o Tiguan reestilizado, principalmente na parte traseira.
A revelação de que o Volkswagen Polo 2022 será revelado até a metade do ano foi feita na conferência anual da marca na Alemanha, quando a fabricante fala sobre como foi o ano de 2020 e o que esperar para 2021. Em um dos momentos, Ralf Brandstätter, CEO da marca VW, falou sobre como a empresa continuará a lançar carros com motores a combustão apesar do investimento pesado nos elétricos.
A imagem acima revela todos os lançamentos grandes previstos pela Volkswagen. Podemos ver o Taos posicionado entre o 1º e 2º trimestre, como já anunciado pela marca, ou o Nivus chegando à Europa no 3º trimestre. Logo abaixo do Taos está marcado o Polo PA, estrear no 2º trimestre – “PA” sempre é usado pela VW para carros reestilizados. Não será o único a mudar de visual, pois a mesma sigla aparece no Teramont, Jetta, Tiguan AllSpace e T-Roc.
Pelo que vimos nos flagras do carro em testes na Europa, usando somente alguns adesivos na cor do veículo como disfarce, o Polo 2022 irá se aproximar um pouco da oitava geração do Golf. A frente é bem mais sutil e aparenta usar faróis com um estilo próximo do hatch médio, mais longos e ao lado de uma grade mais fina. O para-choque também foi alterado, agora com uma área maior para as entradas de ar.
Do outro lado, o Polo mostra lanternas que até parecem a atual, mas basta olhar para a tampa do porta-malas para notar os adesivos escondendo algo mais, indicando que o conjunto de luzes terá o mesmo visual que o hatch médio adotou, assim cono no novo Tiguan. No entanto, o conjunto deve ficar maior, ao invés de usar lanternas finas como no Golf.
Por conta das novas normas de emissões para o mercado europeu e os esforços da Volkswagen para eletrificar seus veículos, é esperado que o Polo renovado receba ao menos um sistema híbrido-leve para o motor 1.0 turbo, mas dificilmente irá além disso – a fabricante disse anteriormente que o hatch não teria uma variante híbrida, normal ou plug-in, por não ter sido desenvolvido com isso em mente. Também deve receber mais equipamentos, como a nova geração do painel de instrumentos digital e até alguns sistemas de condução semi-autônoma.
Apesar da estreia do novo Volkswagen Polo 2022 na Europa já ter sido confirmado, a sua chegada ao Brasil deve acontecer somente no ano que vem, motivo pelo qual a empresa marcou o hatch somente com a bandeira da União Europeia. Como foi com o modelo atual, o compacto pode receber pequenas alterações no design para adequá-lo ao gosto brasileiro e o Virtus deve seguir de perto.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop