Motor1.com Brasil foi um dos primeiros a ter o contato pessoalmente com a versão de produção do VW Taos no Brasil. Diretamente do Estúdio VW, dentro da planta de São Bernardo do Campo (SP), mostramos os detalhes do VW Taos Highline 2022, o lançamento mais importante da marca para 2021 e um dos principais do ano no mercado brasileiro. 

Já em sua configuração e cor de lançamento (Bege Mohave com teto biton), o Taos Highline se afasta do T-Cross quando falamos em design. Ele se aproveita de vincos e traços para ganhar volume e criar a famosa sensação de robustez. No capô, há uma linha alta e duas em destaque. Na lateral, um vinco na linha de cintura conversa com o acabamento preto na parte mais baixa do Taos, que acompanha os apliques nos para-lamas. Na dianteira, o "X" no para-choque dianteiro parece mais discreto que nas fotos, assim como a barra na grade dianteira que servirá como luz diurna na versão Highline (sim, a grade acende, mas o efeito é interessante ao vivo). 

Volkswagen Taos 2022 - Interior

Por dentro, o acabamento é superior ao encontrados em T-Cross e Nivus. Há mais áreas com materiais "soft touch" e couro, como nas portas e painel. O Taos traz o quadro de instrumentos totalmente digital que já conhecemos de outros Volkswagen (Active Info Display) e a VW Play, sistema multimídia com tela de 10" que fez sua estreia no Nivus, além do sistema de ar-condicionado de 2 zonas do Tiguan e a manopla de câmbio do T-Cross (com topo iluminado). Visualmente, se aproxima bastante do Jeep Compass, apesar de ter menos materiais suaves ao toque. 

Volkswagen Taos 2022 - Três quartos de traseira

O Taos usa a plataforma do Jetta, a MQB A, e conta mesmo entre-eixos do sedã, com 2.680 mm. Isso cria bom espaço tanto na dianteira quanto na traseira, que acomoda 2 adultos e 1 criança com conforto. Saídas de ar-condicionado para a segunda fileira estão entre os bancos dianteiros e logo abaixo deles, melhorando a refrigeração. Ainda no interior, temos 3 portas USB tipo C, iluminação ambiente configurável, carregador por indução (a VW Play tem conectividade para Appe CarPlay sem fio e Android Auto com fio), além do seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual). No porta-malas, são 498 litros de capacidade. 

Volkswagen Taos 2022 - Farol
Volkswagen Taos 2022 - Porta-malas
Volkswagen Taos 2022 - Laterna

O VW Taos Highline terá uma versão de estreia chamada Launch Edition, com o teto biton, rodas de 18" escurecidas e capas do retrovisor em preto, como o carro mostrado aqui. Faróis em LED IQ.Light com acompanhamento de curva e farol-alto automático serão itens de série no modelo Highline, (o Comfortline terá full-LED tradicional), mas o teto-solar panorâmico ainda não foi confirmado como equipamento de série ou opcional. 

O motor será sempre o 1.4 TSI (turbo e injeção direta), com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 6 marchas. A suspensão traseira é multilink. Ainda não tivemos a oportunidade de dirigir, mas o faremos em breve. Entre as tecnologias, o modelo oferece piloto automático adaptativo, frenagem automática com detector de pedestres, alerta de tráfego traseiro, alerta de saída de faixa e frenagem automática em manobras. Preços deverão ficar entre R$ 140 mil e R$ 160 mil. 

Assista ao vídeo e veja os detalhes do VW Taos Highline 2022!

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Galeria: Volkswagen Taos 2022 - Exclusivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com