Inédita Picape Ford Maverick apostará em versão híbrida para encarar Toro no Brasil

Futura rival da Fiat Toro deve receber sistema híbrido convencional semelhante ao do crossover Escape

Ford Maverick 2022 - Novos flagras Ford Maverick 2022 - Novos flagras

A Ford tem trabalhado para tentar oferecer uma versão eletrificada para boa parte dos seus carros novos, principalmente no segmento das picapes, onde híbridos e elétricos ainda são quase inexistentes. De acordo com o site Ford Authority, a esperada Ford Maverick seguirá essa estratégia e adotará uma motorização híbrida, com uma bateria de pouca capacidade que será recarregada com o movimento do veículo.

Desenvolver uma versão híbrida para a Ford Maverick não é tão difícil assim para a fabricante do oval azul, pois a picape será produzida com a plataforma modular C2, a mesma usada pelo Escape. O SUV já oferece uma variante híbrida normal e está para receber uma opção híbrida plug-in nos próximos meses, então a arquitetura já está pronta para o sistema elétrico e posicionar as baterias.

As fontes do Ford Authority dizem que os planos de uma Maverick híbrida foram confirmados, mas não há qualquer detalhe além de que não será um plug-in. Uma aposta segura é que utiliza a mesma motorização do Escape, por já estar pronta e aumentar o ganho em escala na produção. É composta pelo 2.5 aspirado e um motor elétrico, entregando um total de 200 cv e com um rendimento de até 18,7 km/litro pelos estes oficiais nos Estados Unidos.

Além desta versão híbrida, a picape ainda deve receber o 2.0 aspirado da van Transit Connect como opção de entrada – conhecemos este motor por ter equipado Focus e EcoSport Storm. Já as versões acima adotariam o 1.5 turbo de 184 cv e o 2.0 turbo de 248 cv usados pelo Bronco Sport. Em todos os casos, a transmissão seria uma automática de 8 marchas, com tração dianteira. Terá versões de tração dianteira e integral, usando o mesmo sistema do utilitário.

Como flagras mostraram, os designers da Ford usaram a F-150 como inspiração no visual, usando faróis no mesmo estilo em “C”, com a grade larga no meio. Estas linhas serão o padrão para a linha de picapes da marca e também serão adotadas pela nova geração da Ranger, esperada para 2023. Já a traseira utilizará laternas verticais bem menores. Ainda não vimos como será a cabine, mas esperamos por algo próximo do Bronco Sport, com uma multimídia flutuante e painel de instrumentos digital.

A picape já começou a ser montada em pré-série na fábrica mexicana de Hermosillo e tem apresentação esperada para este ano. Os últimos rumores dizem que será o modelo mais barato da Ford para os Estados Unidos, custando menos de US$ 20 mil (mesmo valor cobrado pelo EcoSport por lá), o que são US$ 4 mil menos do que a Ranger. A Ford Maverick virá ao Brasil para enfrentar a Fiat Toro e ajudar no novo reposicionamento da marca no país, trabalhando somente com modelos importados, mas espere por um preço inicial por volta de R$ 120 mil.

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com