Considerado o principal lançamento da Citroën neste ano no Brasil, o tão falado SUV derivado do projeto Smart Car parece cada vez mais perto de chegar ao mercado. A marca intensificou o ritmo de testes do modelo nas últimas semanas e começou a levar protótipos para rigorosas provas na neve, como mostram as imagens deste flagra. O ambiente é ideal para avaliar componentes eletrônicos de segurança, especialmente controles de tração e estabilidade.
A camuflagem ainda esconde muitos detalhes do design, mas é possível notar que a carroceria já é do modelo definitivo. A inspiração para o visual partirá de SUVs maiores vendidos na Europa, em especial o novo C4 2021. A dianteira terá faróis em formato de Y com LEDs integrados, como os lançamentos mais recentes da marca, e a carroceria no geral terá teto alto e colunas retas.
O porte, porém, será compacto, já que a ideia da Citroën será posicionar o modelo como SUV de acesso e lançá-lo também na Índia, onde veículos com menos de 4 metros de comprimento desfrutam de vantagens tributárias. A plataforma adotada será a conhecida arquitetura CMP do grupo Stellantis, de caráter modular e desenvolvida especialmente para veículos de porte compacto (como o Peugeot 208, por exemplo).
A fábrica de Porto Real (RJ) vem sendo preparada desde 2019 para receber a nova base e concentrará a produção do SUV para o Brasil e mercados vizinhos. Sob o capô, tudo indica que marcará presença o conhecido motor 1.6 aspirado da marca, associado aos câmbios manual de 5 marchas ou automático de 6. O 1.0 turbo 3 cilindros da Stellantis também é especulado, mas as chances por enquanto são remotas.
O lançamento é aguardado para o segundo semestre e deverá acontecer simultaneamente com a Índia. No mercado brasileiro, Volkswagen Nivus, Honda WR-V e os futuros Nissan Magnite e Fiat Progetto 363 (SUV do Argo) serão os principais concorrentes.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: CarPix , Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade