Previsto para ser produzido no Brasil em 2022, o Nissan Magnite passa pelo crash-test do ASEAN NCAP na Ásia, recebendo 4 estrelas de um total de 5. O resultado é bem animador, mostrando que as mudanças na plataforma CMF-A+ deixaram o carro mais resistente em comparação ao Renault Kwid asiático, que recebeu nota 0 em diversos testes feitos por lá. Também já adianta que o Kiger, versão da Renault deste crossover, deve receber uma boa avaliação no futuro.

No momento, o ASEAN NCAP ainda não revelou fotos, vídeos ou qualquer outro detalhe sobre os testes, apenas afirmando em seu site que o Nissan Magnite recebeu 4 estrelas. A ONG prometeu divulgar o relatório em breve. Embora não tenha justificado a razão de confirmar a nota final sem apresentar o teste, o mais provável é que a associação tenha feito isso para que a Nissan possa usar a informação na venda do carro, que fez sua estreia na Índia e Indonésia. De acordo com o site Autocar Índia, o resultado só será revelado nos próximos meses.

Galeria: Nissan Magnite 2021

Este resultado é uma boa notícia para a Nissan. Além de mostrar que o Magnite é bem seguro para a Ásia, isso antecipa que não será necessário fazer tantas alterações como foi no caso do Kwid para chegar ao Brasil. O subcompacto recebeu diversos reforços na estrutura e até os bancos foram alterados, ficando 20% mais pesado em comparação ao modelo indiano.

Outro fator que pode ter ajudado no resultado é o fato de ter airbags frontais de série, item que não é obrigatório na Índia. A Nissan tem usado isso como apelo de vendas para o Magnite na região, destacando a adição de freios ABS desde a versão de entrada. As versões mais caras recebem controles estabilidade e tração, Isofix, câmera 360°, frenagem automática de emergência, câmera de ré e mais.

Por outro lado, isso não significa exatamente que o Magnite terá uma nota boa quando chegar ao Brasil. O Latin NCAP está bem mais avançado do que o ASEAN NCAP, usando um protocolo bem mais rígido e próximo do Global NCAP, com impacto lateral e de poste, além de testar equipamentos de segurança. Como só estará por aqui em 2022, terá que vir com controle de estabilidade de série, o que aumentará suas chances de receber uma nota melhor.

Como revelado em primeira mão por Motor1.com, o Nissan Magnite será a nova opção de entrada da marca em nosso mercado, ocupando o lugar do falecido March nacional. A nova estratégia da Aliança Renault-Nissan determina o compartilhamento de plataformas entre as duas marcas, inclusive no Brasil. Isso pode fazer com que o crossover seja montado em São José dos Pinhais (PR), para usar a mesma linha de produção que o Kwid.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com