BMW tem feito um trabalho um tanto inusitado no seu design de carros e um pouco confuso. Primeiramente, a fabricante bávara declarou que a dupla Série 4 e M3/M4 provavelmente seriam os únicos carros novos a receber a gigantesca grade. Foi então que a companhia disse que os clientes podem personalizar seus carros e trocar a grade por uma de alguma preparadora. E, enfim, admitiram que é impossível agradar a todos em termos de design de carro.

Pelo que parece, talvez a fabricante esteja tentando nos preparar para um futuro em que as grades nesse estilo terão um papel importante no design da marca. Aparentemente, de acordo com o chefe de design da empresa, Domagoj Dukec, isso ajudará os futuros BMWs a se destacarem dos demais.

“Se você deseja criar algo que se destaque, deve ser diferenciado e unificado”, disse Dukec em entrevista à Autocar. “Se quiser atingir certos clientes, tem que se destacar. Não é nosso objetivo agradar a todo mundo, mas você tem que agradar seus clientes".

Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior de design da BMW Group, até admitiu que às vezes o feedback “pode ser brutal”, mas isso não significa que a BMW irá mudar de ideia. Em suas palavras, o conflito é uma coisa normal e vem do fato de que a marca teve alguns modelos de muito sucesso no passado recente.

Galeria: BMW iX

“Há um certo atrito quando seu produto antigo faz tanto sucesso, e é isso que estamos vendo”, declarou van Hooydonk. “Se o seu sucesso de mercado não está lá, você tem que mudar. Essa é uma situação muito estressante para uma empresa”.

Em última análise, a dupla de designers comentaram que querem construir carros que os clientes queiram comprar por gosto, não porque necessariamente precisem. Com isso, identificaram dois grupos principais de clientes que desejam atrair: os chamados "criadores elegantes" e os "performers expressivos". Os primeiros são tradicionalistas e tendem a gostar de carros de números ímpares, como o Série 3, Série 5 e Série 7. Por sua vez, os performers gostam de carros como o novo M4 ou o X6, por seu estilo diferenciado.

Ouça nosso podcast

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com