BMW manterá novo design ousado, apesar de todas as críticas "brutais"
Designer da companhia afirma que a ideia é produzir modelos que se destaquem
A BMW tem feito um trabalho um tanto inusitado no seu design de carros e um pouco confuso. Primeiramente, a fabricante bávara declarou que a dupla Série 4 e M3/M4 provavelmente seriam os únicos carros novos a receber a gigantesca grade. Foi então que a companhia disse que os clientes podem personalizar seus carros e trocar a grade por uma de alguma preparadora. E, enfim, admitiram que é impossível agradar a todos em termos de design de carro.
Pelo que parece, talvez a fabricante esteja tentando nos preparar para um futuro em que as grades nesse estilo terão um papel importante no design da marca. Aparentemente, de acordo com o chefe de design da empresa, Domagoj Dukec, isso ajudará os futuros BMWs a se destacarem dos demais.
“Se você deseja criar algo que se destaque, deve ser diferenciado e unificado”, disse Dukec em entrevista à Autocar. “Se quiser atingir certos clientes, tem que se destacar. Não é nosso objetivo agradar a todo mundo, mas você tem que agradar seus clientes".
Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior de design da BMW Group, até admitiu que às vezes o feedback “pode ser brutal”, mas isso não significa que a BMW irá mudar de ideia. Em suas palavras, o conflito é uma coisa normal e vem do fato de que a marca teve alguns modelos de muito sucesso no passado recente.
Galeria: BMW iX
“Há um certo atrito quando seu produto antigo faz tanto sucesso, e é isso que estamos vendo”, declarou van Hooydonk. “Se o seu sucesso de mercado não está lá, você tem que mudar. Essa é uma situação muito estressante para uma empresa”.
Em última análise, a dupla de designers comentaram que querem construir carros que os clientes queiram comprar por gosto, não porque necessariamente precisem. Com isso, identificaram dois grupos principais de clientes que desejam atrair: os chamados "criadores elegantes" e os "performers expressivos". Os primeiros são tradicionalistas e tendem a gostar de carros de números ímpares, como o Série 3, Série 5 e Série 7. Por sua vez, os performers gostam de carros como o novo M4 ou o X6, por seu estilo diferenciado.
Ouça nosso podcast
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Icônico BMW M3 GTR do Need For Speed Most Wanted ganha versão real
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões