A Honda tem dois grandes lançamentos mundiais marcados para este ano. Um deles será a nova geração do HR-V, que será apresentada agora no começo de fevereiro. Já a outra é o novo Honda Civic 2022, que foi apresentado em forma de protótipo e será apresentado em sua versão de produção no 2º trimestre. Ainda assim, a marca já começou a registrar o farol, lanterna, painel, para-choque e até o volante do novo modelo no Brasil.
Foram feitos 5 registros das peças do novo Honda Civic 2022 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Alguns são bem óbvios que pertencem ao sedã, como volante, farol e para-choque, pois tem o mesmo estilo visto no protótipo. O novo volante é mais arredondado no centro e com hastes mais finas, lembrando um pouco o do novo Fit, porém com duas barras na parte de baixo.
A imagem dos faróis é idêntica ao que vimos no protótipo, usando uma iluminação em LED em forma de “L”, deixando a luz de seta na extremidade dos faróis, enquanto o resto da peça usa projetores, também em LED. Todo o conjunto é muito mais fino, seguindo um pouco da identidade usada pelo novo Accord e que será adotada por outros carros da empresa no futuro.
Outra peça que não parece ter mudado é o para-choque traseiro. É bem simples, com os elementos reflexivos na horizontal perto da tampa do porta-malas e uma saída dupla de escapamento, uma em cada lado da traseira. Terá uma área preta no entorno e que atravessa todo o para-choque. A saída dupla não indica muita coisa, já que tanto o Civic Touring atual com motor turbo quanto o esportivo Si utilizam este esquema.
A lanterna é o elemento que parece mais diferente. A Honda registrou apenas a parte que fica fora da tampa do porta-malas, então podemos ver um pouco do LED no mesmo formato que o protótipo. Porém, a área que percorre o canto da traseira em direção às rodas está mais longa e aparenta ter perdido a parte iluminada.
Por fim, o último registro foi do painel, que a Honda ainda não mostrou em sua forma real, divulgando apenas um esboço. As imagens usadas pelo INPI apresentam o mesmo estilo, com a barra horizontal que vai do volante até a porta do passageiro, integrando as saídas de ar, ou o cluster maior para receber o painel de instrumentos. Já mostra alguns itens da versão de produção, como a área para 3 botões na lateral inferior esquerda e o porta-luvas.
A parte mecânica ainda é um mistério, pois a Honda não dá qualquer indicação do que estará sob o capô. As especulações nos Estados Unidos e no Japão falam sobre manter o 2.0 aspirado e o 1.5 turbo nos EUA, recebendo também uma variante híbrida com o mesmo conjunto do novo Fit, de forma a substituir o sedã híbrido Insight.
O desitno do Honda Civic no Brasil ainda é incerto. Rumores dizem que a marca irá encerrar sua produção no país e que o sedã passará a vir importado nas versões mais caras, investindo mais no HR-V e aproveitando que o segmento do Civic está em queda. Caso isso aconteça, só devemos ver a variante Touring e, caso ela torne-se verdade, a opção híbrida, além da esportiva Si em um volume pequeno. O novo Civic será apresentado no 2º trimestre, começando a ser vendido nos EUA ainda em 2021, mas só deve pintar por aqui em 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Civic Si 2025 é revelado com 1.5 turbo de 204 cv e câmbio manual
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Semana Motor1.com: Honda Civic 2025, novo DPVAT e mais
Electric Days: GM vê Brasil com potencial para exportar até aos EUA
Honda Civic 2025 tem novo visual, versão híbrida de 203 cv e perde 1.5 turbo