Stellantis deve priorizar Chrysler em vez de levar Peugeot para os EUA

CEO da Stellantis considera Chrysler um dos 'pilares históricos' da empresa

Chrysler Pacifica 2021 Chrysler Pacifica 2021

Apesar da circulação de rumores sobre fechamento, a Chrysler seguirá firme e forte como marca dentro do recém-criado grupo Stellantis. A informação foi confirmada pelo próprio CEO da empresa, Carlos Tavares, que disse em entrevista recente considerar a fabricante norte-americana "um dos três pilares históricos da Stellantis, junto com a Fiat e a Peugeot".

Ainda sobre a Chrysler, Tavares afirmou ter bastante expectativa em torno da renovação. "Estamos ansiosos para dar um futuro a esta marca", disse. Resta saber como se dará esse processo, já que a situação atual da fabricante é bem complicada: atuação praticamente restrita aos Estados Unidos e portfólio composto por apenas 2 veículos - a minivan Pacifica (93.802 unidades vendidas em 2020) e o sedã 300 (16.653 unidades).

Por outro lado, a renovação da Chrysler implica em mudanças diretas nos planos de outra marca da Stellantis: a Peugeot. Desde a época da PSA, a fabricante francesa alimenta fortemente o desejo de voltar a atuar nos EUA. Agora, porém, o projeto foi suspenso.

 “Por enquanto, não é prioridade. Acho melhor canalizar o talento, o capital e a capacidade de engenharia de nossa empresa para as marcas existentes e que têm presença muito forte neste mercado", explicou Tavares.

De fato, parece mais estratégico concentrar esforços na revitalização da Chrysler - símbolo norte-americano no setor e com décadas de história no país - do que recomeçar do zero com a Peugeot, que saiu dos EUA há mais de 30 anos. Até então, a ideia da Peugeot era retornar à América do Norte até 2026, atuando tanto nos EUA quanto no Canadá.

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