Em 16 de janeiro, a Stellantis oficialmente nasceu como a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo. O novo conglomerado tem mais de 10 marcas sob seu guarda-chuva e foi prometido que cada uma terá a sua chance de sucesso. Isso leva a algumas delas se tornarem parcerias no desenvolvimento de novos modelos. 

A Automotive News diz que três marcas premium da estrutura da Stellantis, DS, Lancia a Alfa Romeo, trabalharão juntas no desenvolvimento de uma nova geração de modelos que serão lançados em 2024. O diretor de produtos da DS confirmou que as três compartilharão conjuntos mecânicos e tecnologias que não estarão disponíveis em modelos de outras marcas do grupo. 

"Estamos trabalhando com nossos colegas italianos especificamente em características premium que diferenciarão as marcas premium das demais marcas do grupo", disse Marion David a Automotive News durante o lançamento do novo DS 4.

O modelos que Lancia, Alfa Romeo e DS foram pensados separadamente e nos próximos anos serão desenvolvidos e lançados. A geração de carros que está vindo é onde está o potencial para as sinergias das empresas desta nova companhia. 

Galeria: Lancia Ypsilon 2021

"Os modelos que já estão sendo desenvolvidos seguem assim e serão lançados", disse David. "E na nova geração é onde estamos focados nesta colaboração, uma das razões para o nascimento da Stellantis". 

O que isso significa? Temos dúvidas que a Lancia será expandida além de seu único modelo atual e mercado em apenas um país, mas há esperanças com uma nova plataforma e novas tecnologias. Não podemos esquecer que, mesmo com apenas um modelo vendido na Itália, a Lancia conseguiu vender mais que Alfa Romeo na Europa no último ano. Ou seja, tem bastante potencial. 

Ouça nosso podcast:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com