Baixas vendas nos Estados Unidos levaram ao fim do Honda Civic Si no Brasil
Carroceria cupê abrirá espaço para a produção da nova geração no Canadá
Na semana passada, a Honda confirmou o fim do Civic Si no Brasil mesmo após uma recente apresentação da linha 2020, com leves mudanças visuais e uma alteração no escalonamento do câmbio manual de 6 marchas, com relações 6% mais curtas. O motivo não é apenas o baixo volume de vendas no Brasil, mas algo que aconteceu nos Estados Unidos.
O Honda Civic Si era a única versão que não era produzida por aqui, mas sim no Canadá. Com a 11ª geração se aproximando do lançamento, a marca japonesa já prepara esta mesma planta para a produção do novo Civic e, desde 2020, não produz mais qualquer versão do cupê por lá - nem o esportivo Si nem outras variantes disponíveis em outros mercados. Algo que colaborou para esta decisão foram as baixas vendas deste tipo de carroceria no mercado norte-americano, representando apenas 6% desde 2016 - o hatchback, como referência, representa 24%.
Por outro lado, a versão esportiva Si continuará existindo na 11ª geração. O próprio conceito apresentado do sedã carrega um estilo mais esportivo e deixou no ar se já não seria o novo Civic Si sedã, principalmente pelos para-choques com desenho mais agressivo e pelas rodas de 19". Além do sedã, a nova geração manterá a carroceria hatchback, mas não mais a cupê. A versão superesportiva Type-R também já foi vista em testes, mas só como hatch.
Desde outubro do ano passado que nossos colegas do Motor1.com norte-americano falam também em dificuldades para encontrar o Civic Si em qualquer carroceria nas lojas. Na época, cerca de 3% dos Civic oferecidos no país nas lojas eram da versão esportiva. Isso mostra que a marca já "tirou o pé" da produção poucos meses depois da apresentação da reestilização no Brasil, em agosto de 2020.
Será que teremos novamente o Civic Si no Brasil, mesmo que em uma outra carroceria? Ainda é um mistério, já que nem mesmo a produção local da 11ª geração foi confirmada ainda, podendo se tornar um produto importado. Nos Estados Unidos, a Honda tirou até mesmo o Fit de linha e deixou o HR-V como modelo de entrada (que também terá uma nova geração feita exclusivamente para aquele mercado).
Ouça nosso podcast:
Galeria: Honda Civic Si 2020
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 17:00 Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
- 16:30 Classic pode ser a próxima moto da Royal Enfield a ter motor 650
- 15:17 Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
- 14:15 Shineray lança a Urban 150: veja os preços da 1ª scooter da marca
- 13:45 Nissan Versa Exclusive é oferecido em promoção com R$ 8.000 de desconto
- 12:42 Promoção da VW pode deixar Amarok mais barata que Ram Rampage
- 11:04 Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
- 10:23 Ford descarta Mustang elétrico, mas estuda possível versão sedã
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |