A Fiat Toro está prestes a passar pela sua maior mudança desde que foi lançada, em 2016. E conforme o lançamento se aproxima (a previsão é para meados do ano), mais detalhes da mudança vão surgindo. A bola da vez é um vídeo do canal Mundo Drive que mostra interior de um dos modelos de teste, confirmando que a picape terá uma grande central multimídia, inspirada na RAM, e quadro de instrumentos digital - ao menos nas versões mais caras.
Pelo que sabemos até então, a nova Toro 2022 vai mudar mais por dentro que por fora (assim como aconteceu com o Jeep Compass, já revelado em alguns mercados). No vídeo, é possível ver que a central multimídia ficará bem destacada na parte central do painel, com disposição vertical e uma série de comandos além do sistema de som. É basicamente o mesmo layout usado nas picapes RAM, porém com uma tela mais estreita. E apesar do sistema concentrar outras funções, a Fiat preferiu seguir (felizmente) com botões físicos para o sistema de climatização (também com novos comandos), além de mais uma fileira de teclas logo abaixo.
Ao que parece, a Fiat também vai resolver a falta de um porta-objetos decente na Toro, pois agora há um bom espaço livre à frente da alavanca de câmbio e abaixo da parte central do painel - onde caberia muito bem um carregador sem fio para smartphones. Outra novidade ficará por conta do cluster digital, que infelizmente aparece desligado na imagem, mas já exibe os mostradores do nível de combustível à direita e de temperatura do motor à esquerda. O volante parece manter o formato atual, apenas recebendo a novo logotipia da Fiat.
Ao que consta, estamos diante da versão topo de linha Ultra (a mesma doa flagra externo aí embaixo), pois outros flagram já mostraram a Toro 2022 com uma multimídia menor, na horizontal, e com o cluster analógico. Vale lembrar que, apesar da estreia do esperado motor 1.3 turboflex, a Fiat deverá manter o atual 1.8 nas versões de entrada da picape, com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 relações.
Para o motor 1.3 turbo, que deverá render cerca de 180 cv com etanol, a Fiat ainda esconde o jogo sobre a transmissão a ser utilizada: ou a atual automática de 6 marchas ou uma inédita CVT que será usada na versão aspirada do 1.3 na Strada. Já a versão turbodiesel manterá o 2.0 Multijet ligado ao câmbio de 9 marchas com tração integral, porém, é esperado que haja um acréscimo sobre os 170 cv atuais.
Nova grade, faróis e DRL em LED, e capô reto na frente; traseira não aparenta alterações
Por fora, as alterações serão discretas, mais para dar um ar de novidade para a Toro 2022. Isso inclui um novo para-choque e grade com o novo logotipo "FIAT" bem destacado, o que fará com que o capô perca aquela "voltinha" que abrigava a antiga logomarca redonda. E o conjunto óptico passará a ser full-LED. A picape também vai receber rodas com novo desenho, enquanto a traseira deve ganhar apenas novos logotipos, mantendo as lanternas inalteradas, bem como a tampa em 2 folhas laterais.
Mesmo próxima de sua maior mudança, a Toro começou forte nas vendas em 2021, ocupando até o dia 27 a oitava posição em emplacamentos do mercado nacional, atrás apenas da Strada (segunda colocada no geral) entre os modelos da Fiat. O modelo 2022 visará justamente dar mais refinamento à Toro para se afastar da irmã menor e tentar conquistar (cada vez mais) os clientes das picapes médias.
Imagens interior: Bruno Arthur/Canal Mundo Drive
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