Apresentada incialmente como protótipo, ainda em 2019, a variante picape da nova geração do Duster acaba de se tornar realizada na Europa. Trata-se de uma versão exclusiva desenvolvida por uma empresa especializada da Romênia, a Romturingia, em parceria com a própria Dacia. A novidade estará à venda já a partir deste mês e terá foco voltado para trabalho e uso comercial.

Idêntica ao Duster em termos de comprimento, a picape recebeu modificações a partir da coluna B e trocou portas, bancos e porta-malas por uma caçamba de 1,65 metro de comprimento com capacidade para carregar até 500 kg. Na traseira, as lanternas mantiveram o design quadrado do SUV e a tampa, que antes abria para cima, agora abre para baixo como na maioria das camionetes.

Galeria: Dacia Duster pick-up

O modelo das fotos tem carroceria pintada na cor Blanc Glacier e foi equipado com rodas de liga-leve de 16 polegadas. Sob o capô, o motor 1.5 dCi turbodiesel entrega 115 cv e vem sempre associado ao câmbio manual. As vendas serão iniciadas já nos próximos dias, em um primeiro momento apenas no mercado romeno, com preços a partir de 22.546 euros (cerca de R$ 149.700 numa conversão direta).

No Brasil, a picape derivada do Duster é a Oroch, ainda baseada na primeira geração do SUV. O modelo romeno não será oferecido por aqui, mas desde já serve de inspiração para a próxima encarnação da picape nacional. O segmento é atualmente dominado pelas Fiat Toro e Strada, e deve receber em um futuro próximo representantes da Volkswagen e Ford.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com