Após o primeiro flagra em dezembro do ano passado, a nova geração do Hyundai Creta segue seus testes no Brasil. O SUV continua rodando pela capital paulista ainda bastante camuflado, como mostram as fotos enviadas pelo leitor Felipe Gueratto, mas sem esconder que vai adotar o mesmo visual polêmico adotado no modelo asiático. Enquanto isso, na Índia, a marca coreana testa a inédita variante de 7 lugares, que deve até ganhar nome próprio. 

O lançamento está previsto para o segundo semestre já como linha 2022, em ambos os casos. No Brasil, onde o Creta é vendido com motores aspirados de 1.6 e 2.0 litros, a nova geração deve chegar com o novo 1.0 TGDI (turbo e injeção direta) do HB20, que entrega 120 cv e 17,5 kgfm, sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas. Há expectativa também por uma versão mais potente, com o inédito (por aqui) 1.4 TGDI, de 140 cv e 24,7 kgfm, que deve ser feito na nova fábrica de motores que a Hyundai está construindo em Piracicaba (SP), para começar a operar em 2022.

 Assim como aconteceu no lançamento do HB20 de nova geração, a polêmica sobre o novo Creta deve girar em torno do design. Isso porque o SUV vai trocar o desenho bastante tradicional do modelo atual por um estilo, digamos, mais arrojado, que inclui o conjunto óptico dividido em 2 seções e a grade bem destacada. Na traseira, as lanternas também inovam no formato, com desenho curvo e puxado para baixo - que lembra o farol frontal, mas virado para trás.

Novo Hyundai Creta - México
Novo Hyundai Creta - México

Quando a nova geração do Creta foi mostrada na Ásia, chegou a se falar nos corredores da filial brasileira que o modelo nacional teria design diferente. Mas, pelo que podemos observar no carro flagrado, as linhas parecem ser exatamente as mesmas, inclusive com rodas de liga idênticas. No máximo vai trazer alguma novidade na grade, parte ainda bem coberta pela camuflagem. 

Se por fora o Creta 2022 vai dividir opiniões, por dentro ele deve se tornar um dos mais refinados da classe, adotando desenho mais limpo para o painel e laterais de porta, além de um novo volante de 4 raios e base reta. Uma multimídia com tela maior e cluster digital também estarão no pacote, ao menos nas versões mais caras, bem como novos recursos de segurança e conveniência. 

Alongado e com nome próprio

Ainda não há nenhum indicativo que a versão de 7 lugares (acima) venha ao Brasil. O desenvolvimento está sendo tocado na Índia, onde o modelo foi novamente flagrado, desta vez pelo perfil Autodriven_India do Instagram. Enquanto a dianteira é aparentemente a mesma do modelo de 5 lugares, a traseira alongada incluirá um novo design com lanternas horizontais que adentram a tampa do porta-malas.

Informações de bastidores indicam que o entre-eixos deve ser alongado em 20 mm, enquanto o comprimento total deve aumentar cerca de 30 mm, garantindo, assim, espaço suficiente para uma terceira fileira de bancos. De acordo com apurações da mídia local, o Creta de 7 lugares deve ter até nome próprio, sendo chamado de Alcazar, mas mantendo a mecânica do modelo tradicional.  

Fotos flagra: Felipe Gueratto/Motor1.com

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com