O Chevrolet Onix RS não satisfez muita gente que esperava que o carro fosse uma versão apimentada com motor mais pontente ao invés de ter apenas um visual mais invocado. Se você espera algo assim, e ainda não pode encarar um Camaro SS, há uma luz no fim do túnel. Agustín Mazzola, gerente de produto da General Motors América do Sul, revelou ao site 16Valvulas que a marca está de olho na possibilidade de lançar mais modelos em versões esportivas de verdade com a sigla “SS” no futuro.
Mazzola conversou com o 16Valvulas durante o festival de verão de Cariló na Argentina, onde o Chevrolet Onix RS está sendo apresentado. O executivo comentou que veremos outros modelos RS na região em breve, informação que a marca já tinha dado pouco antes da chegada do hatch esportivado ao Brasil. Alguns candidatos mais óbvios são o Equinox, que terá uma versão dessas na sua reestilização, ou o Tracker.
"Viemos para relançar um novo conceito, pois o RS certamente não será o único produto que teremos na gama Chevrolet; hoje está em estudo que grande parte da nossa gama tenha a possibilidade de ter versões RS", disse Mazzola durante a entrevista. Apesar da sigla significar Rally Sport e ter sido usada historicamente pela marca em modelos esportivos, há um tempo ela deixou de ter este objetivo, sendo usada somente para os carros com um visual diferenciado, mas sem mexer na mecânica.
A existência da linha RS desta forma não elimina a chance de existir uma variante esportiva de verdade."Neste momento também estão sendo estudadas diferentes opções e que deixaria de ser um conceito de RS mas poderia chamar-se SS, como acontece com o Camaro RS e o Camaro SS. Estamos num momento especial e tudo está em análise porque é verdade que o mercado encolheu, mas também acreditamos que vai crescer e que te dá poder para tomar decisões no futuro”, explica Mazzola.
Apostar neste tipo de modelo faria sentido para a Chevrolet, já que algumas rivais estão fazendo o mesmo. A Toyota está preparando cada vez mais modelos da linha esportivada GR Sport, primeiro com a Hilux e, a partir deste ano, com o Corolla GR-S. Outras rivais também oferecem alguns modelos de design esportivo, como o Hyundai HB20 Sport ou o Fiat Argo HGT. As únicas que oferecem modelos com a proposta esportiva é a Renault com o Sandero RS e a Volkswagen com Polo e Virtus GTS.
O que poderia aparecer por parte da Chevrolet como um possível esportivo? Se quiser gastar pouco e quiser um carro mais barato, poderia equipar o Onix com o 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm. Já daria um pouco mais de pimenta em comparação aos 116 cv e 16,8 kgfm do 1.0 turbo. Se este motor fosse oferecido com injeção direta no Brasil, poderíamos até sonhar em ver o 1.3 oferecido no Tracker chinês, entregando 164 cv e 24,4 kgfm.
Fonte: 16Valvulas
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Camaro e Dodge Challenger se despedem com derrota para o Ford Mustang
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Chevrolet Camaro Collection: versão de despedida parte de R$ 555 mil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Chevrolet Camaro encerra produção oficialmente nos Estados Unidos
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Chevrolet Camaro terá produção encerrada ainda nesta semana nos EUA